quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Repartição da saúde da Caála dispõe de verbas para apoiar unidades sanitárias



A repartição da saúde no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, prevê investir este ano 12 milhões, 935 mil e 664 Kwanzas para apoiar as unidades sanitárias locais com bens diversos que concorrem para a melhoria da assistência médica e medicamentosa aos pacientes.

A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à Angop, pelo chefe de repartição da saúde nesta circunscrição, Albino Ndumbi Ernesto, tendo explicado que deste valor disponível um milhão e 946 mil Kwanzas se destinam à compra de medicamentos essenciais diversos.

Os restantes dez milhões, 988 mil e 664 Kwanzas serão aplicados, de acordo com o responsável, na compra de géneros alimentares e nutrientes para as pessoas que vivem com o Vih/Sida e para crianças desnutridas.

Albino Ernesto realçou que a verba a ser aplicada no presente ano provêm do orçamento do programa de municipalização dos serviços de saúde no município da Caála, de iniciativa do Ministério de tutela e que está a ser implementado desde o ano passado, tal como nos demais municípios do país.

Com uma população estimada em, pelo menos, 192 mil habitantes, o município da Caála tem em funcionamento 25 unidades sanitárias.

O funcionamento é assegurado por 213 enfermeiros gerais, 160 enfermeiros auxiliares, três médicos angolanos, nove estrangeiros (cubanos e vietnamitas), duas parteiras especializadas cubanas, um técnico de diagnóstico terapêutico nacional e 23 trabalhadores administrativos.

in ANGOP de 19.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário