segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Aumentou o número de salas de aulas


O director provincial da Educação do Huambo, Manuel Sampaio do Amaral, disse que, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), foram construídos um total de 3.070 salas de aula, que permitiu aumentar o número de crianças no sistema normal de ensino.

Sampaio do Amaral, que fazia um balanço das actividades do seu sector, afirmou que a população escolar do ensino primário no Huambo em menos de quatro anos cresceu 20 por cento, o que corresponde a um crescimento médio de cinco por cento ao ano, e no primeiro ciclo do ensino secundário o crescimento foi de 63 por cento.

Neste ano lectivo estão matriculados 582 mil alunos no ensino primário e há a previsão de que este número venha a aumentar quando estiverem concluídas as obras de construção de 21 novas salas de aula na cidade do Huambo.
 


O responsável apontou que no primeiro ciclo do ensino secundário, em 2008, o sector tinha inscrito 18762 alunos e esta cifra passou para 51533 alunos em 2012, nos três subsistemas de ensino.

Como vêem, este é um número satisfatório que tem vindo a crescer ao longo destes anos e pensamos que este crescimento é fruto dos ganhos da paz, que se consolidou em Angola”, disse, acrescentando que actualmente nos três subsistemas, o sector da Educação matriculou 655.201 alunos, e a previsão é atingir um milhão de alunos nos próximos tempos. O director provincial da Educação do Huambo disse que o Executivo continua a investir avultados recursos financeiros para que o sector conheça maior evolução, tendo em conta o aumento da população estudantil.

Com os investimentos, Sampaio do Amaral sublinhou que sector da educação está a registar avanços  significativos em termos de níveis de aproveitamento escolar.

O responsàvel salientou que em 2011 o aproveitamento no ensino primário estava na ordem dos 80 por cento, enquanto nos primeiro e segundo ciclos eram de 57 e 53 por cento, respectivamente.
in Jornal de Angola de 06.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário