quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cantora Tchinina homenageada pela promotora AP


A cantora angolana Teresa da Cruz Manjenje "Tchinina" foi homenageada domingo, no auditório da direcção provincial da Cultura, durante uma actividade musico-cultural promovida pela AP promoções.
 
Em declarações o responsável da promotora AP, Atanagildo Paulo, disse que a homenagem visou reconhecer os feitos protagonizados por "Tchinina" na internacionalização da música angolana nas décadas 1970.
 
Disse que a homenageada é uma das responsáveis pela expansão da música angolana feminina, sobretudo desta região, em Portugal, nos primeiros anos que sucederam à independência nacional, em 1975.
 
Animaram a actividade artistas conceituados da praça local, entre os quais Chico Pobre (poeta), Edna Mateia, Lili de Vasconcelos (cantoras), Morro do Moco e Vozes d'Africa (grupos de teatro), Raiar da Luz (grupo de música gospel) e o cantor Skil One.
 
A jornalista Noémia Martins, da emissora provincial, foi também homenageada pelo seu contributo na promoção da música feminina local.
 
Tchinina nasceu em 1953 no município do Ucuma, 92 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, e notabilizou-se nas lides musicais em 1971 no agrupamento África Tentação, onde gravou um single que fez bastante sucesso na época.
 
Dividiu palcos com Lurdes Van-Dúnen, Elias Dya Kimuezo e mais tarde foi uma das vocalistas do agrupamento Ngola Ritmos, considerado o melhor das décadas 1970 e 1980 em Angola.
in ANGOP de 01.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário