quarta-feira, 1 de agosto de 2012



Chefes de repartição de Saúde dos 11 municípios do Huambo e técnicos de enfermagem terminaram ontem uma acção de formação de cinco dias sobre a malária, que lhes permitiu melhorar as formas de prevenção da doença.

Na acção de formação, promovida pela Direcção Provincial de Saúde, os participantes actualizaram conhecimentos sobre a confirmação do diagnóstico diferencial da malária simples, a prática do uso do teste rápido, o tratamento simples com novos fármacos, a gestão de recursos, controlo de avaliação e do sistema de informação sanitária de rotina.

O director provincial da Saúde pediu aos técnicos que ponham ao serviço da população o que aprenderam na acção de formação para haver uma assistência mais eficaz e para se poder erradicar o paludismo na província.

Frederico Juliana declarou que os temas tratados na formação devem servir de suporte à execução das actividades dos enfermeiros que lidam no quotidiano com o tratamento da malária nas comunidades.O diagnóstico feito na província sobre a malária apresenta sinais satisfatórios, mas, advertiu, há ainda muito a fazer para serem alcançadas, a curto prazo,as metas preconizadas para a erradicação completa da doença”.
Frederico Juliana garantiu que vão continuar a ser feitos esforços para a admissão de mais quadros, de forma a haver maior cobertura em comunas e em aldeias, onde o acesso aos cuidados primários de saúde ainda é difícil.

Este ano, salientou, foram registados 64.889 casos de malária contra os 240.645 de 2011. A redução significativa, disse, deve-se ao trabalho de sensibilização realizado junto da população.
in Jornal de Angola de 01.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário