segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Centro de formação profissional pretende formar mais de mil jovens



Mil e 826 jovens de ambos os sexos vão frequentar até ao fim deste ano os cursos profissionais em três círculos de formação básica no centro de formação profissional Fadário Muteka, numa iniciativa da instituição que visa inserir a juventude no mercado de emprego.

Em declarações hoje, segunda-feira,o director do centro de formação profissional, Albino Sindjencumbi, revelou que serão formados 724 jovens nas especialidades de informática, 474 em gestão administrativa, 147 em mecânica geral e 202 na área de electricidade.

Nos três círculos de formação prevê-se igualmente formar 94 jovens na especialidade de pedreira, 81 em serralharia civil, 67 em canalização e 39 em electricidade nos centros de formação profissional do Huambo e nas extensões dos municípios do Bailundo e Ukuma.

Albino Sindjecumbi realçou que consta das perspectivas a superação técnica dos formadores, estando já seleccionados 10 professores que vão frequentar um curso de três meses em Portugal, numa acção que visa melhorar a qualidade de ensino profissional.


A direcção do centro tem trabalhado no sentido de contribuir na inserção dos jovens no mercado de emprego, quer em instituições do Estado quer privadas, bem como o incentivo do auto emprego”, destacou.

Albino Sindjecumbi assegurou que consta igualmente do programa a reactivação, este ano, dos cursos de sapataria, corte e costura e inglês, tão logo terminem as obras de reabilitação de algumas naves aprazadas para os próximos seis meses.

O funcionamento do centro Fadário Muteka é assegurado por 53 formadores, que durante o ano de 2011 formaram mil e 47 jovens em várias especialidade.

in ANGOP de 16.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário