quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Governador consternado com morte do rei Ekuikui IV do Bailundo



O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, manifestou-se hoje, quarta-feira, consternado com a morte do rei do Bailundo Augusto Cachitiopololo "Ekuikui IV", ocorrido a 14 de Janeiro do ano em curso, vítima de prolongada doença.

Numa mensagem chegada à imprensa, o governador da província do Huambo realça que foi com profunda dor e consternação que tomou conhecimento do passamento físico de sua majestade Ekuikui IV.

A nota realça que, o rei foi um exímio patriota e nacionalista angolano que sempre colocou o seu saber em prol da consolidação de uma Angola melhor.

Faustino Muteka sublinha igualmente que possui um percurso político de elevada notoriedade e de méritos invejáveis que o catapultam no plano nacional, pela conquista da Independência e da consolidação de um Estado soberano e democrático.

Refere ainda que na sua trajectória destaca-se também, a sua integração na conversações para a assinatura da paz em Angola, em Lusaka, em 1994.


"Servidor das boas causas, amante da liberdade do povo e fonte inesgotável de conhecimentos, sua memória será eternamente lembrada como referência obrigatória na conquista de inúmeras vitorias no campo político, diplomático, económico e social de Angola", realça a nota.

O governador escreve, por isso, "que o país acaba de perder um destacado e brilhante rei que com a sua audácia, empenho e dedicação ajudou a cimentar os alicerces para a construção de uma Angola melhor e não só, de um Bailundo desenvolvido, pelo que, a sua morte entristece o povo angolano e deixa um enorme vazio á nação".

Nesta hora de dor e luto,
"quero em meu nome pessoal, dos membros do governo provincial e da população do Huambo, em especial do Bailundo, inclinar-se perante a memoria de sua majestade Augusto Cachitiopololo e endereço á família enlutada, dirigentes e comunidade do reino do Bailundo, os meus sentimentos de pesar pelo infausto acontecimento".
in ANGOP de 18.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário