quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Abertura de cursos de mestrados constitui aposta do ISUPE para este ano



A direcção do Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias – Ekuikui II (ISUPE), na província do Huambo, está seriamente apostada em criar as condições necessárias que permitam abrir, antes do primeiro semestre deste ano, cursos de mestrado, visando colmatar a falta destes cursos na província.

Tal intenção foi manifestada hoje pelo administrador do ISUPE, Carlos Matias de Brito, tendo confirmado a existência de um pré-acordo com a Universidade Lusófona de Portugal, da qual estão filiados, no sentido de concretizarem esta pretensão.

Caso sejam abertos os cursos de mestrados, explicou, os estudantes poderão cumprir a parte curricular no ISUPE com docentes provenientes da Universidade Lusófona.

Carlos de Brito, que se mostra optimista quanto ao arranque dos cursos de mestrado entre os meses de Maio a Junho, salientou que a direcção do ISUPE está a fazer um diagnóstico real para identificar as áreas de intervenção, para de seguida definir os critérios de frequência (admissão) dos candidatos interessados.


A Universidade Lusófona é das que mais cursos de mestrados oferece em Portugal, mas nós não vamos ministrar todos. Abriremos aquelas especialidades que tiverem maior procura”, realçou.

A falta de cursos de mestrados nesta província, que anualmente forma entre 100 a 200 licenciados em diversos ramos, tem motivado muitos cidadãos ávidos em elevarem o seu nível académico a se deslocarem ao estrangeiro, enquanto outros têm optado em fazer cursos a distância com recurso à Internet.

O Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias – Ekuikui II, adstrito à Universidade Lusófona, entrou em funcionamento em 2011 na província do Huambo. Este ano a instituição abriu cinco novos cursos de licenciatura (Direito, Enfermagem, Psicologia, Serviços Sociais e Ciências da Educação) que se vão juntar aos seis já existentes, nomeadamente Comunicação aplicada - Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Contabilidade e administração, Informática de Gestão, Engenharia Informática, Educação Física e Desporto e Engenharia Civil.

A instituição funciona num edifício de quatro andares, com 36 salas de aulas, muitas das quais ainda estão sub-aproveitadas.

Funcionam também na província do Huambo, além do ISUPE, o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), as Faculdades de Medicina, de Ciências Agrárias, de Direito, Economia, Medicina Veterinária e o Instituto Superior Politécnico, todas elas públicas.

in ANGOP de 15.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário