sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vidas por um fio salvas da morte


Membros do grupo que esteve de serviço na última sexta-feira liderado pela médica Dyande Nicolau. Fotografia: José Soares

O Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) é um organismo do Ministério da Saúde, cuja tarefa é coordenar o funcionamento, em todo o território nacional, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados, acidentados ou vítimas de doença a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.

Criado pelo Executivo angolano, através do Decreto 40/2009, teve, desde sempre, por objectivo, a coordenação dos serviços de emergências médicas em instituições privadas e públicas a nível nacional.

O INEMA, por estar ainda em fase de crescimento, apenas se encontra instalado nas províncias de Cabinda, Benguela, Huíla, Huambo, Moxico, Uíge e Zaire, estando a sede principal na capital do país, por ser a província com mais população.

Um dos objectivos do INEMA é expandir os seus serviços a todo o território nacional. Para isso, está, numa primeira fase, a formar quadros para serem posteriormente distribuídos por outras províncias.

O INEMA possui um conselho directivo formado por um chefe de departamento, director-geral e director adjunto, e um corpo constituído por 216 enfermeiros, 104 motoristas e 14 médicos, divididos em quatros grupos, compostos por cerca de 54 técnicos cada um.

Para atender a qualquer solicitação, movem-se as equipas que estiverem mais perto do local onde se encontra a pessoa que necessita do serviço de emergências médicas.
A instituição cria grupos de piquete para trabalhar em eventos que envolvem multidões, como o CAN-2010 ou o Carnaval. No ano passado esteve de serviço em mais de 60 actividades.
in Jornal de Angola de 24.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário