quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Serra Van-Dúnem volta acolher prova internacional quatro anos depois


O pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, na cidade do Huambo, volta acolher a partir do próximo dia 15 uma prova internacional, quatro anos depois de ter sido palco da disputa da série B do campeonato africano sénior feminino de Andebol.
 
Desta vez a infra-estrutura desportiva vai acolher, até ao dia 19, a 11ª edição da Taça Zé Dú que trará ao Huambo as selecções nacionais seniores masculinas de hóquei em patins do Chile, Brasil, Moçambique, Colômbia e Alemanha, além de Angola.
 
O recinto albergou em 2007, ano da sua inauguração, a série "C" do campeonato africano sénior masculino de basquetebol que contou com as presenças das selecções nacionais da Nigéria, República Centro Africana, Libéria e República Democrática do Congo.
 
Ainda no mesmo ano foi disputado neste pavilhão o grupo "B" da taça dos clubes campeões africanos seniores masculinos de basquetebol, em que estiveram presentes as formações do Petro de Luanda, ABC da Côte d'Ivoire, Níger Potter do Níger e BC Onatra da República Democrática do Congo.
 
No ano seguinte, em 2008, acolheu a série "B" do campeonato sénior feminino de andebol, em que foram protagonistas as equipas nacionais da Côte d'Ivoire, República Democrática do Congo, Tunísia e Camarões.
 
Nos últimos seis anos, o pavilhão acolheu provas nacionais em diversas categorias nas modalidades de hóquei em patins, judo, ginástica, voleibol, andebol, basquetebol e futebol salão.
 
Com capacidade para dois mil e 665 lugares, dos quais 20 para portadores de deficiência, 48 vip e 65 para jornalistas, o pavilhão foi erguido pela construtora China National Electronics Import & Export (Ceiec) num tempo recorde de aproximadamente 105 dias úteis.
 
O pavilhão situado numa área plana de dez mil metros quadrados poderá, de acordo com especialistas em construção civil, durar em condições normais cerca de 50 anos. Foi edificado com equipamentos de última geração e foram observadas as normas mundiais previstas nos padrões de edificação urbana, num investimento orçado em 11 milhões e 800 mil dólares americanos.
 
Os seus adornos luminosos na parte exterior e a requalificação a que foi alvo a sua zona envolvente converteram esta infra-estrutura desportiva num postal da cidade.
in ANGOP de 08.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário