segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Autoridades sanitárias registam diminuição de nados mortos



As autoridades sanitárias da província do Huambo registaram de Janeiro a 27 de Dezembro de 2011, mil e 309 nados mortos, contra os 18 mil e 217 de análogo período do ano anterior, informou nesta cidade, o director da saúde Frederico Juliana.

Em declarações à Angop, o responsável justificou que tal diminuição se deve às campanhas de senilização sobre a importância das consultas pré-natais, o apetrechamento das unidades sanitárias e a formação das parteiras.

Informou, entretanto, que durante o período em balanço foram realizados nos postos de saúde, centros médicos e hospitais, 27 mil e 387 partos, número que representa um aumento de oito mil e 521 em comparação aos realizados em igual período de 2010.

Por esta razão, o director da saúde no Huambo considerou positivo o balanço das actividades desenvolvidas pelas secções de maternidade das unidades sanitárias da província do Huambo, em virtude de se ter verificado uma redução considerável de mortes maternas e infantis.

Frederico Juliana lamentou o facto de as unidades sanitárias do Huambo terem registado, de Janeiro a 27 de Dezembro de 2011, 468 mortes infantis, cujas vítimas foram crianças menores de um ano de idade, bem como 427 casos de mortes de crianças com idades entre um a cinco anos.

Na província do Huambo estão em funcionamento 506 unidades sanitárias, número considerado insatisfatório atendendo aos aproximadamente dois milhões e 700 mil habitantes.

in ANGOP de 02.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário