quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Desminagem de reservas fundiárias consta das prioridades do INAD para 2012



A desminagem de reservas fundiárias, onde serão erguidas as centralidades da província do Huambo, consta das prioridades do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) local para o presente ano.

Em declarações hoje à imprensa, o chefe do departamento provincial do Instituto Nacional de Desminagem no Huambo, Victor Jorge, afirmou que constam igualmente das perspectivas, para este ano, a desminagem de vias rodoviárias a serem reabilitadas, bem como o levantamento técnico das estradas e áreas suspeitas de minas para a localização e destruição dos engenhos explosivos.

Segundo Victor Jorge, a continuação do trabalho de educação das comunidades rurais sobre os riscos das minas é também o objectivo da instituição para este ano, com vista a se evitar vítimas humanas por falta de conhecimentos.

A fonte informou que neste momento está em curso a desminagem dos troços rodoviários Chicala/Cholohanga, Cagongo e Sambo, que proporcionará a livre circulação de pessoas e bens.

Durante o ano 2011, segundo a fonte, o Instituto Nacional da desminagem no Huambo clarificou dois milhões, 93 mil e 683 metros quadrados para cultivo, construção de residência, entre outros.

Referiu que a clarificação permitiu desactivar 105 engenhos explosivos, 18 minas anti-pessoal e nove anti-tanques.

Victor Jorge fez saber que, no mesmo período, a instituição educou mil e 143 cidadãos com realce para a camada infantil das comunidades rurais sobre os riscos de minas.

O chefe do departamento provincial do INAD considerou de positivo as actividades realizadas durante o ano transacto, tendo em conta o aumento de áreas limpas em relação ao ano 2010.

in ANGOP de 04.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário