segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Funeral de Ekuikui IV na região do Bailundo



O primeiro secretário nacional da JMPLA lamentou ontem o falecimento do Rei Ekuikui IV do Bailundo, ocorrido no sábado, na cidade do Huambo, por doença. Sérgio Luther Rescova recebeu a notícia na sede do MPLA naquela cidade, quando se preparava para se deslocar, em caravana, ao Bailundo, onde presidiu ao acto central de lançamento do projecto Diálogo Juvenil”.

O líder da organização juvenil do MPLA disse ao Jornal de Angola que o Rei Ekuikui IV do Bailundo foi sempre amigo da juventude angolana”. Defendeu sempre, acrescentou, a educação da juventude com base nos valores culturais do nosso povo".

Sérgio Rescova contou que conheceu o Rei Ekuikui IV em 2003, quando decorreu na província do Huambo o I Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU) e recordou que quando a direcção da JMPLA ia àquela província realizar actividades, não o fazia sem antes receber a autorização do Rei. “Foi sempre assim”, disse Sérgio Rescova, acrescentando que, nos encontros, o Rei Ekuikui IV se mostrava muito preocupado com a juventude.

Na Assembleia Nacional, enquanto deputado, apesar das dificuldades em falar Português, tinha sempre a preocupação de conversar com os jovens sobre as inquietações da juventude.
Estava constantemente preocupado com os valores tradicionais e dizia que os seculos não podem ser vistos como feiticeiros”, acrescentou. Para Sérgio Luther Rescova, o desaparecimento da autoridade tradicional máxima do Bailundo representa uma perda irreparável para a juventude angolana, “que sempre contou com a sabedoria do Rei”.

Descanso real

Segundo os rituais da região,o Rei não morre, o rei descansa”. Por essa razão, a delegação da JMPLA recebeu orientação por parte das autoridades locais para, durante o acto de lançamento do projecto Diálogo Juvenil”, não manifestar qualquer sentimento de tristeza e muito menos passar a informação sobre a morte do Rei, sem que antes se cumprissem todos os rituais.

Em entrevista ao Jornal de Angola, em Abril do ano passado, o Rei Ekuikui IV falou dos problemas da juventude e pediu diálogo com os jovens, para serem ultrapassadas as diferenças. Se os jovens reclamam, tens de ir falar com eles”, disse, acrescentando que quem não é capaz de respeitar os mais velhos está fora de época e de tudo. Devem mudar os seus comportamentos, mas se não quiserem mudar, que fiquem na época deles, fora do progresso. Mas a responsabilidade é dos adultos que não ensinam as crianças a respeitar os mais velhos”.

Sociedade consternada

A classe política e a sociedade civil da província do Huambo manifesta-se consternada pelo passamento físico de Augusto Cachitiopololo, a autoridade comunitária máxima do reino do Bailundo, falecido no passado sábado, na cidade do Huambo. As exéquias de Ekwikwi IV estão marcadas para esta semana, na sede do município do Bailundo. Militante da primeira hora do MPLA, Ekwikwi IV era uma figura que reunia amplo consenso no seio da população.

Membros do Comité Provincial do MPLA, da Organização da Mulher Angolana (OMA) e da JMPLA lamentaram a morte de Augusto Cachitiopololo, a quem consideraram um homem de grande visão, honra e um líder que sempre se bateu pela defesa da identidade do seu povo.

Para as exéquias do malogrado deputado encontra-se desde ontem no Huambo uma comitiva de deputados do MPLA.

O Grupo Parlamentar do MPLA manifestou ontem, em comunicado, profunda dor e consternação pelo falecimento do deputado Augusto Cachitiopololo, solidarizando-se com a família enlutada e a ­direcção central do partido,
pela perda deste insigne filho destacado de Angola”.

Homem de poucas palavras, mas defensor das tradições e honra do povo, Ekuikui IV chegou ao trono do Reino do ­Bailundo em 1996, substituindo Manuel da Costa, Ekuikui III. Família nobre das gerações de Ekuikuis, Augusto Cachitiopololo foi soba adjunto do Bailundo durante o reinado de Ekuikui III. Antes desta entronização, foi soba e regedor da comuna do Luvemba, na embala de Chicunda.

Depois de assumir o cargo, em 1996, Augusto Cachitiopololo passou a Ekuikui IV e deu seguimento ao trabalho realizado pelo antecssor, Manuel da Costa, Ekuikui III, tendo, desde então, mantido contactos regulares com o Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, facto que levou ao desenvolvimento e crescimento sustentável da região do Planalto Central.

Em 2008 foi eleito deputado do MPLA pelo Círculo Nacional e participou em vários debates na Assembleia Nacional, dos quais há a ressaltar aquele que levou à aprovação da primeira Constituição da República de Angola, tendo na altura exprimido, em declarações ao Jornal de Angola, o seguinte:
Estou satisfeito, porque temos uma Constituição da República e o Executivo é apoiado por todos aqui no Bailundo e pelo partido com larga maioria”.
in Jornal de Angola de 16.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário