quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mais de mil jovens iniciam formação militar



Um grupo de mil e 500 jovens vindos das 18 províncias do país iniciaram hoje, quinta-feira, o 12º curso de formação de soldados no Centro de Instrução “Heróis de Cangamba”, localizado no município de Chicala-Cholonhanga (província do Huambo).

A cerimónia de abertura da formação, que terá a duração de 90 dias, foi orientada pelo comandante da Região Militar Centro, general Manuel Hilário.

Na sua intervenção, o comandante do Centro de Instrução de Tropas do Exército
Heróis de Cangamba", coronel Martinho Camongua, realçou que a formação vai decorrer numa nova era para a vida das Forças Armadas Angolanas, em que tem lugar a sua reedificação, onde o homem é o componente primordial para a realização eficiente dos interesses superiores da nação.

O coronel referiu que a formação tem por objectivo preparar o soldado para os desafios que o serviço militar impõe, desenvolver o valor moral, cívico e patriótico dos instruendos, dar a conhecer os procedimentos doutrinal das Forças Armadas Angolanas (FAA) e ambienta-los à vida militar.

A obtenção de reflexos na execução de técnicas e tácticas individuais de combate, desenvolvimento de habilidades necessárias ao soldado e padrões adequados de ordem unida e da capacidade física dos instruendos constam igualmente dos objectivos da formação dos novos soldados do Exército angolano.

O comandante do centro assegurou que o programa de formação baseia-se no princípio metodológico da instrução orientada para o desempenho, que visa capacitar os recrutas de ferramentas que lhe permitam a execução de todas as actividade básicas de um soldado para qualquer que venha a ser a sua arma e especialidade futura.

O responsável apelou na ocasião ao corpo docente, aos comandantes e pessoal auxiliar, a distintos níveis, o redobrar as responsabilidades, para que as intenções e propósitos superiores desta actividade não registem fracassos.

Por seu turno, uma das instruenda da província do Namibe, Bacana Euclides, assegurou que sempre sonhou ser militar e manifestou estar preparada a enfrentar todos os desafios até atingir o objectivo a que se propôs.

O instruendo vindo da província de Luanda, Cristóvão Baptista, assegurou que
ser militar é difícil e não impossível. Somos jovens e temos vontade de integrar o Exército angolano e servir a pátria".
in ANGOP de 12.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário