segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo


Os repórteres Gabriel Veloso, da Rádio Luanda, e Kabingano Manuel (TPA) venceram o Prémio Nacional de Jornalismo edição 2013 nas respectivas categorias.

Os vencedores foram anunciados quinta-feira, 31/10/13, em Luanda, durante uma gala realizada no Centro de Convenções de Talatona, arrebatando cada três milhões e 500 mil Kwanzas e um troféu.

Na categoria de imprensa, o prémio foi arrebatado pelo jornalista do Novo Jornal Ernesto Gouveia, que teve como tema a seca que assola a parte sul do país, sobretudo a província do Cunene, ao passo que a categoria de repórter fotográfico foi ganha por Daniel Miguel da revista “
O país”, com um trabalho que retrata também a seca na província do Cunene.

A foto ilustra bem as dificuldades que aquelas populações passam devido àquela calamidade natural. Ambos tiveram igualmente um prémio de três milhões e 500 mil dólares.

Kabingano Manuel venceu com uma reportagem que fala da história de um angolano natural do Huambo, residente em Cuba, separado da sua família biológica por causa da guerra que o país viveu durante décadas, enquanto Gabriel Veloso apresentou um trabalho ligado à burla na cidade capital.

O trabalho do radialista relata a história de um cidadão que foi burlado um valor de 250 mil dólares americano com o propósito de constituir uma empresa.

Ernesto Gouveia repórter percorreu aquela região, teve contactos com as pessoas locais e retratou as dificuldades daquela população.

Nesta sexta edição participaram 117 jornalistas de 16 províncias. Na última edição do prémio nacional de jornalismo realizou-se em 2012 e teve como vencedores na categoria de imprensa o grupo Media Nova, televisão Carlos Capitango (TV Zimbo), foto jornalismo Sebastião Solar (TPA) e rádio Amílcar Xavier (RNA).

in Rádio Luanda de 04.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário