sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Huambo conta com uma escola modelo em saúde bucal

SARAH LEANDRO, COORDENADORA DO PROJECTO "SORRISO"

Uma escola modelo em saúde bucal foi inaugurada na escola primária do bairro Boavista, arredores da cidade do Huambo, para prestar um melhor atendimento em estomatologia aos alunos e professores da instituição de ensino.

A mesma é uma iniciativa do projecto “Sorriso” que, segundo disse a sua coordenadora, Sarah Leandro, vai permitir que os alunos, professores, bem como os moradores do bairro tenham mais consciência de como se prevenirem contra a cárie dentária.
Disse tratar-se de uma experiência resultante das acções de higiene bucal que o projecto desenvolve em muitas escolas do ensino primário desta província, tendo garantido que em cada um dos 11 municípios do Huambo será criada, com o mesmo propósito, uma escola modelo em saúde bucal.
Explicou que os professores e os encarregados de educação têm sido sensibilizados a continuarem a orientar as crianças, no caso os alunos, sobre a importância da higiene bucal e alimentação saudável para combater doenças bucais.
Sarah Leandro afirmou ser fundamental que as crianças aprendam, desde tenra idade, os procedimentos de higiene bucal, para se precaverem de várias doenças, sobretudo as causadas pela ingestão de alimentos que provocam cárie.
O projecto “Sorriso”, da direcção provincial da saúde, é executado pela AMOSMID (empresa privada angolana de gestão em saúde) e visa promover a higiene bucal no seio da população.
Este projecto realiza também levantamento epidemiológico da cárie dentária e atendimento de estomatologia em consultório eléctrico portátil que é montado nas escolas, distribuí escovas dentais e creme dental fluoretado aos alunos do ensino primário, assim como realiza aplicação de bochecho de flúor (grande aliado na prevenção da carie) e escovação dental supervisionada para cada um dos alunos.
in ANGOP de 01.11.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário