terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bispo de Portugal exorta fiéis a buscarem justiça social



O bispo de Leiria e Fátima de Portugal, dom António Marto, exortou nesta segunda-feira, na cidade do Huambo, os fiéis católicos a buscarem a verdadeira justiça social, com vista a se reconstruir o país com espírito de conversão e reconciliação.

Ao intervir na missa de inauguração do Santuário da Nossa Senhora de Fátima, situado no interior da paróquia de Fátima, dom António Marto salientou que a conversão e reconciliação são factores que concorrem não apenas para a harmonia na sociedade e respeito dos direitos fundamentais do ser humanos, mas também para erradicar a fome e à pobreza no seio da população.

No dizer do prelado católico, Angola precisa reconstruir não só as infra-estruturas socio-económicas destruídas pela guerra, mas também a alma de todo o povo, o que representa um desafio para a igreja católica.

“Foi com emoção que aqui cheguei e descobri que existe o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, por isso, procurei actualizar a mensagem da mesma para este tempo que Angola vive que é de reconstrução nacional. È um período de grande desafio para todos os angolanos e, em particular, a igreja, porque trata-se de reconstruir, acima de tudo, a alma do povo”, salientou.

O bispo de Leiria e Fátima de Portugal disse, ao longo da sua homilia, estar satisfeito com a situação da igreja em Angola, tendo realçado que os fiéis católicos reflectem bastante alegria.

Referiu que leva para o seu país, Portugal, o testemunho de uma igreja viva onde predomina muita alegria, beleza e o entusiasmo da fé de muita juventude pronta para os novos desafios do país.

A paróquia da Nossa Senhora de Fátima, cujo santuário foi inaugurado nesta segunda-feira por ocasião das suas bodas de prata, foi fundada a 1 de Janeiro de 1962, pelo padre Manuel Soares Maltinho.

in ANGOP de 10.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário