sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Governador anuncia projectos sociais para os antigos combatentes



O governador da província do Huambo, Fernando Faustino Muteka, anunciou hoje, nesta cidade, que este ano serão construídas 100 casas sociais para os antigos combatentes e veteranos da pátria, no âmbito das acções do executivo para melhorar as condições de vida desta franja da sociedade.

Informou que além destas 100 residências, contidas no programa de investimentos públicos, se prevê igualmente a construção de várias habitações nos municípios do Mungo e Chicala-Cholohanga, numa iniciativa privada.

Fernando Faustino Muteka, que discursava num encontro com os antigos combatentes e veteranos da pátria, por ocasião do 15 de Janeiro, dia dedicado aos mesmos, anunciou ainda a reabilitação e apetrechamento do centro de artes e ofícios.

Garantiu reforçar as cooperativas dos antigos combatentes e veteranos da pátria com meios de produção, entre tractores, fertilizantes, sementes e meios agrícolas, visando aumentar as áreas de cultivo e aumentar a produção agrária.

O governador do Huambo frisou que o seu executivo vai continuar a distribuir gratuitamente meios de pesca e apoiar actividades de transporte, comércio, avicultura, prestação de serviço, que os antigos combatentes desenvolvem para a sua sobrevivência e de seus dependentes.

Confirmou também a continuidade do programa do crédito bancário que, na sua visão, muito tem contribuído para a resolução dos múltiplos problemas dos antigos combatentes e veteranos da pátria.

Fernando Faustino Muteka enalteceu a institucionalização do 15 de Janeiro, dia nacional dos antigos combatentes e veteranos da pátria, que, segundo ele, representa uma vitória para os mesmos.


A comemoração do dia 15 de Janeiro, institucionalizado para os antigos combatentes e veteranos da pátria, julgo ter sido uma decisão bem tomada porque para além de representar uma vitoria para os mesmos e aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram na longa luta pelas grandes conquistas, vai também elucidar, de facto, quem é o antigo combatente, qual foi o seu papel ontem e que papel representa hoje e qual exercerá amanhã”, enfatizou.

Ainda hoje, Faustino Muteka visitou o projecto habitacional dos antigos combatentes, na localidade da Quissala, arredores da cidade do Huambo, onde já foram construídas, no âmbito do programa de investimentos públicos, quatro casas geminadas do tipo T3.

A direcção dos Antigos combates e veteranos da pátria no Huambo controla cinco mil e 759 assistidos, entre deficientes físicos, órfãos e viúvas de guerra.

in ANGOP de 13.01.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário