quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

BAD compromete-se em apoiar projectos do Governo para redução da pobreza


Septime Martin, representante do BAD em Angola

O representante do Banco Africano do Desenvolvimento (BAD) em Angola, Septime Martin, manifestou quarta-feira, na comuna da Calenga, província do Huambo, o compromisso de continuar apoiar os projectos do governo ligados ao programa de combate à pobreza.

É necessário continuar a construir novas infra-estruturas, barragens de irrigação, estruturas de água potável, pois são fundamentais, daí a necessidade de continuarmos a discutir com os ministérios de tutela, no sentido de manter esse ritmo que tem um impacto na redução da pobreza”, realçou.

O compromisso do representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) foi expresso durante uma visita de avaliação dos projectos de desenvolvimento rural que estão a ser financiados pela instituição (Bom Jesus Calenga), projecto que está a beneficiar a mais de 10 mil famílias daquela circunscrição.


Mas em termos do funcionamento do sector agrícola é mais importante sensibilizar os camponeses sobre a necessidade de uma autonomia. O que significa que a produção deve ter uma orientação para o mercado, deve haver uma organização para vender e ter lucros, de modo a investir melhor na aquisição de equipamentos, e funcionar de forma autónoma”, destacou.

Realçou que o governo e os seus parceiros vão apoiar no início dos projectos do sector da agricultura, mas a longo prazo é importante assegurar a formação, daí que a instituição vai apoiar acções de treinamento das pessoas”, sublinhou.

Septime Martin considerou positivo o grau de execução dos projectos de desenvolvimento rural
Bom Jesus Calenga”, cujo financiamento atingiu já mais de 25 milhões de dólares norte-americanos para os projectos “Bom Jesus Calenga e Bengo”.

Por sua vez, o responsável pelo projecto
Bom Jesus Calenga”, Rafael dos Anjos Alberto, assegurou que, com o financiamento do BAD, foi possível construir postos de saúde e residências em Capungi, Cassupi II e sukuandjanli, que estão a contribuir na melhoria das condições das populações e de acomodação dos enfermeiros.

O programa de desenvolvimento rural na comuna da Calenga, está em curso em 43 aldeias, com o apoio de 41 cooperativas de camponeses, construção de diques de água, barragens de irrigação, construção de 16 armazéns para produtos do campo, bem como a reabilitação de 82 quilómetros de estradas, para circulação de pessoas e bens.

O projecto
Bom Jesus Calengacomeçou a ser implementado em 2007 e regista uma execução na ordem de 90 porcento do trabalho feito nas áreas da agricultura e construção de infra-estruturas.

Rafael dos Anjos Alberto acrescentou que, nas localidades do interior da comuna da Calenga, se prevê a construção de 38 sistema de captação e tratamento de água e mais de 100 sistema de irrigação de campos agrícolas.

in ANGOP de 09.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário