quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Milhares de crianças foram matriculadas



Mais de 650 mil alunos, da iniciação ao segundo ciclo, estão matriculados este ano lectivo em todos os subsistemas de ensino na província do Huambo, disse o director provincial da Educação.

Sampaio Gourgel afirmou que 37.880 deles frequentam pela primeira vez a escola, metade dos quais na iniciação e a outra na primeira classe e que a província do Huambo tem 2.960 salas e mais de 20 mil professores.

Sampaio Gourgel disse que o número de professores não é suficiente para a quantidade de alunos e que são precisos, pelo menos, mais três mil. O governo provincial, afirmou, tenciona construir, no primeiro semestre, mais 210 salas.

O governador da província lamentou, na cerimónia de abertura do ano lectivo, que no ano passado tenha havido professores que se furtaram a dar aulas nas localidades onde foram colocados, o que prejudicou o funcionamento normal de escolas no Londuimbali, Bailundo, Mungo, Cathiungo, Longonjo e Tchindjendje.

Este ano, avisou Faustino Muteka, os que não cumprirem os programas educacionais são punidos. De referir que, no Huambo, várias infra-estruturas escolares têm sido reabilitadas e construídas, para diminuir o número de crianças fora do sistema normal de ensino. As localidades mais distantes das sedes municipais têm prioridade, para que as crianças deixem de percorrer longas distâncias.

in Jornal de Angola de 09.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário