quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Projecto Uhayele melhora condições de saúde das comunidades do Huambo



O projecto Uhayele, que significa saúde, implementado pela empresa privada Amosmid desde 2008 nos municípios do Bailundo e Caála, província do Huambo, está a melhorar significativamente as condições de saúde das comunidades.

De acordo com a coordenadora técnica municipal do projecto “Uhayele” da Caála, Giovana Barros Ribeiro, a Amosmid está a disseminar, de forma intensiva, as acções relacionadas à melhoria do saneamento do meio, beneficiando as comunidades da sede do município do Bailundo e da comuna do Lunge, bem como a sede da Caála e a comuma da Celenga com significativas melhorias das condições de saúde.

Segundo a responsável, as actividades estão a ser intensificadas desde 2011, consistindo na criação de aterros sanitários, palestras sobre cuidados primários de saúde, limpezas domiciliares, recolha e incineração do lixo em locais próprios, higiene das crianças e outras acções sanitárias para o bem da comunidade.

Informou que a equipa será persistente na realização destas campanhas sobre saneamento básico para poder assegurar a saúde pública na região, tendo sido definido para serem realizadas mensalmente e sempre promovidas em ambientes que envolvam a comunidade para se ter um impacto positivo imediato.

Estas actividades, avançou Giovana Barros Ribeiro, foram realizadas nos bairros Calilongue, Catersa, Sanhanhe, Lua-Nova, Kawinguila, Cangola I e II situados na periferia da cidade da Caála.

As campanhas nos bairros envolveram a participação de 143 agentes comunitários de saúde, 10 supervisores de campo da Amosmid em funcionamento no município da Caála, situado a 23 quilómetros a oeste da cidade do Huambo.

Giovana Barros garantiu também que esta semana foram já constituídas, com ajuda dos agentes comunitários, cerca de 50 aterros sanitários para contribuir no melhoramento das condições de saúde das populações que habitam nos bairros periféricos da cidade da Caála.

Por seu turno, a coordenadora técnica provincial do projecto Uhayele no Huambo, Analú Corrêa de Souza, disse, em declarações à Angop, que o projecto, através do desenvolvimento das suas actividades, tem contribuído significativamente para o fortalecimento de acções de atenção primária em saúde na província do Huambo, melhorando consideravelmente as condições de vida da população.

in ANGOP de 02.02.2012

A actuação dos agentes comunitários e supervisores de forma permanente, em território da sua responsabilidade, tem garantido a cobertura de acções de promoção, protecção e cuidados de saúde à população, permitindo modificações graduais do comportamento das famílias e da sua exposição aos factores de risco, reduzindo de forma considerável a exposição às doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário