quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Recomendada implementação de educação ambiental nas escolas



A implementação nas escolas do ensino geral de programas de educação ambiental, com realce para saneamento, bem como o incentivo aos órgãos de comunicação social para a sua promoção, constitui uma das recomendações dos participantes ao workshop sobre o saneamento ambiental na província.

Os participantes recomendaram ainda a introdução de temática de educação ambiental, com maior incidência no saneamento da familiar, comunidade, com vista a incutir nos cidadãos uma cultura de preservação do meio ambiente.

No comunicado final do workshop realizado sob o lema “Garantir o saneamento é melhorar a qualidade de vida” defenderam a necessidade do Estado definir políticas de valorização dos resíduos e envolver os mesmos produtos nos programas de recolha e reaproveitamento.

Pedem a criação de um órgão de tutela do saneamento básico a nível da província, que deverá coordenar, com as administrações municipais, acções relacionadas ao saneamento ambiental, além da construção de fossas sépticas e latrinas com 30 metros em relação ao ponto de captação.


Que se procure compartilhar as questões relacionadas com a limpeza, recolha e tratamento de resíduos, aproveitamento económico e eficiência ambiental e da necessidade de definição de um plano estratégico de gestão de resíduos desta região do planalto central de Angola”, realçaram.

Pediram ainda as administrações municipais para efectuarem levantamentos de todas as lixeiras da sua área de jurisdição para actualização da base de dados da direcção provincial da unidade técnica, bem como maior investimento na formação dos técnicos e especialistas do sector.

Defenderam ainda o aproveitamento do ecossistema, traçando metodologias e políticas que visam desenvolvimento de um plano estratégico para implantação e construção de latrinas comunitárias.

Enquadrado nas celebrações do Dia Nacional Ambiente, assinalado hoje (terça-feira) visou desenvolver novos programas de acção sobre a redução efectiva da pobreza e garantir a melhoria dos indicadores sociais sobre o saneamento ambiental.

Participaram do mesmo ambientalistas e representantes da sociedade civil, que abordaram temas sobre o saneamento básico da província e sua importância, importância da água, fontes de captação, tratamento e distribuição, a importância da construção de latrinas, política nacional do ambiente e a educação ambiental.

in ANGOP de 01.02.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário