sexta-feira, 1 de março de 2013

Defesa nacional tem como finalidade máxima à segurança do país



O comandante da Região Militar Centro, general Manuel dos Santos Hilário, disse, no Huambo, que a defesa nacional é uma das funções orgânicas dos estados modernos, e tem como finalidade máxima à segurança de um país.

Discursando na abertura das Jornadas de Defesa Nacional daquela região militar, comentou que a segurança do país corresponde a vontade de uma nação e estende-se aos aspectos políticos, sociais, económicos, diplomáticos, tecnológicos, militares e culturais.

Nesta conformidade, explicou, é a própria nação, politicamente organizada, que defende o país, garante a segurança, procura a estabilidade, assegura a independência nacional e a integridade territorial e garante a unidade, a liberdade de acção dos órgãos de soberania e o cumprimento das tarefas essenciais do Estado.

O oficial-general advogou ainda que a nação defende-se de qualquer ameaça, seja ela de carácter militar, económico, subversivo, saque das riquezas, invasão massiva de cidadãos estrangeiros e das calamidades naturais.

Lembrou que a defesa nacional é um assunto que vem sendo abordado em todos os níveis do desenvolvimento social, não somente em Angola e na actualidade, mas constitui objecto de estudo e de reflexão desde longa data.

Para o general Manuel dos Santos Hilário estas jornadas de defesa nacional da Região Militar Centro, a qual participam estudantes e membros de organizações juvenis, são de natureza técnica e equacionadas ao nível da resposta global ou integrada.
in ANGOP de 01.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário