segunda-feira, 18 de março de 2013

Campanha de multivacinação no Epuacha apoiada por agentes comunitários do Uhayele



A coordenadora geral interina do projecto Uhayele, Priscilla Motta Americano, fez um balanço positivo da participação dos agentes comunitários de saúde deste projecto na campanha de multivacinação realizada quarta-feira na povoação de Epuacha, a sul da cidade do Huambo, por iniciativa da repartição de Saúde do município da Caála.

A responsável disse que os agentes comunitários de saúde mobilizaram as autoridades tradicionais, os líderes religiosos e a comunidade residente nas aldeias de Calomanda, Chicala, Mbombua Flor, Mbombua Santa e Lungo para participarem e poderem ter acesso aos serviços disponibilizados na campanha de multivacinação.

Sublinhou que a participação destes agentes na campanha tem uma importância significativa, sobretudo, na redução da morbi-mortalidade materna e infantil.

Fruto desta mobilização, os técnicos da repartição de Saúde do município da Caála realizaram 20 consultas de pré-natal, três de puerpério, além de terem aplicado 160 vacinas contra o tétano, 228 contra o sarampo, 41 vacinas da BCG (tuberculose), assim como administraram 185 doses de vitamina A e 110 doses de albendazol (antiparasitário).

Para Priscilla Motta Americano, esta campanha de multivacinação, que beneficiou centenas de crianças menores de cinco anos encontradas sem o cartão de vacina ou com vacina em atraso, permitiu reduzir as distâncias que os aldeões da Calomanda, Chicala, Mbombua Flor, Mbombua Santa e Lungo percorreriam para terem acesso aos serviços disponibilizadas na campanha.

Disse acreditar que actividades como esta fortalecem o vínculo entre comunidade e unidades sanitárias, motivam as pessoas a buscar melhores condições de saúde individual e colectiva e aproxima equipa e comunidade do conceito de saúde na sua integralidade, universalidade e equidade.

Informou que as aldeias abrangidas durante a campanha distam em média entre oito a 14 quilómetros da unidade sanitária da povoação da Epuacha, situada a 15 quilómetros a sul da cidade da Caála e a 38 da capital da província do Huambo.
in ANGOP de 18.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário