terça-feira, 26 de março de 2013

Chicala-Cholohanga e Mungo com altas taxas de incidência da malária



Os municípios da Chicala-Cholohanga e do Mungo, a 42 e a 135 quilómetros da cidade do Huambo registam altas taxas de incidência da malária, por serem atravessados por diversos rios, facto que favorece a disseminação do vector desta doença.

O coordenador do programa de luta e controlo da malária, Amândio Natito, explicou hoje, que outro factor que faz com que estes dois municípios apresentem muitos casos novos da doença prende-se com a sua proximidade com localidades de províncias vizinhas que também apresentam grande incidência da malária.

Apesar de não ter apresentado dados estatísticos, Amândio Natito informou que maior parte dos casos de malária são nos municípios do Mungo e Chicala-Cholohanga.

Brevemente executar o programa de distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida de longa duração, para reduzirmos a incidência da malária nestes dois municípios que, em média diária, registam entre cinco a dez novos casos”, frisou.

A seguir aos municípios da Chicala-Cholohanga e do Mungo, acrescentou, estão o Bailundo e Londuimbali, ao passo que a Caála, Ucuma, Longonjo e Chinjenje são os que apresentam menor incidência da doença causada pela picada do mosquito.
in ANGOP de 26.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário