quarta-feira, 27 de março de 2013

População da aldeia Etunda esclarecida sobre tratamento da água de consumo



Mais de cinquenta cidadãos da aldeia de Etunda, adstrita a comuna do Lunje, município do Bailundo, foram esclarecidos, durante uma campanha de sensibilização, sobre a importância do tratamento da água de consumo, devido ao risco das doenças diarreicas nesta época chuvosa.
 
A actividade, promovida pela empresa privada de gestão de saúde, Amosmid, foi marcada igualmente com a realização de palestras relacionadas com a conservação de alimentos e saneamento nas comunidades rurais e urbanas, para melhorar a qualidade de vida com métodos fáceis.

Os cidadãos foram ainda esclarecidos sobre a importância do uso correcto do mosquiteiro impregnado com insecticida de longa duração, visando combater o índice de mortalidade materna infantil por malária.

Na ocasião, o gestor do projecto Uhayele no município do Bailundo, Severino Marcos, explicou que a campanha de sensibilização serviu igualmente para orientar a população sobre a colocação do lixo doméstico nos locais certos e de construção de latrinas, assim como de aterros sanitários para a deposição correcta do lixo.

O objectivo é fazer com que as populações tenham maior visão sobre os métodos de prevenção de doenças diarreicas agudas, malária e cólera, razão pela qual estamos a educar, informar e a sensibiliza-los sobre a importância de ferver água de consumo e do uso correcto do mosquiteiro impregnado com insecticida de longa duração”, disse.

O projecto Uhayele, que em língua nacional umbundo significa saúde, é um programa do governo da província do Huambo, através da direcção provincial da Saúde, o mesmo está a ser executado pela Amosmid (empresa privada de gestão em saúde).
in ANGOP de 27.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário