terça-feira, 19 de março de 2013

Saúde bucal das crianças da aldeia SOS está a melhorar



O assistente social da aldeia SOS Filomeno Fragão Filas deu a conhecer no Huambo, que a saúde bucal das 100 crianças da aldeia está a melhorar significativamente, em consequência da acção desenvolvida em Janeiro pelo projecto Sorriso.
 
Informou que as crianças têm demonstrado, no seu dia-a-dia, maiores preocupações com os cuidados da saúde bucal, praticando os ensinamentos básicos recebidos durante as palestras realizadas pelo projecto Sorriso.
 
As nossas crianças antes não tinham noção alguma da importância da saúde bucal. Utilizavam mal as escovas dentárias e preocupavam-se pouco com a higiene bucal. Actualmente o quadro é completamente diferente, fruto do trabalho desenvolvido na aldeia pelo projecto Sorriso”, referiu.

Sublinhou que o sorriso das crianças também melhorou, fruto das acções de restauração dentária feitas em Janeiro.
 
Filomeno Filas lembrou que entre 8 e 31 de Janeiro o projecto Sorriso desenvolveu, na aldeia SOS, palestras, lavagens de dentes, extracções e restaurações dentárias, assim como procedeu a distribuição de escovas e cremes dentais. Além das 100 crianças, o projecto beneficiou igualmente as 18 mães tutelares dos menores.
 
O projecto Sorriso, promovido pela Direcção Provincial de Saúde, é executado pela AMOSMID (empresa privada angolana de gestão em saúde). Realiza actividades de atendimento estomatológico, prevenção e promoção de saúde bucal nas escolas do ensino primário desta região, levantamento epidemiológico da cárie dentária e atendimento de estomatologia em consultório eléctrico portátil que é montado nas escolas.
 
Ainda no âmbito da prevenção e promoção da saúde bucal nas escolas do ensino primário, o projecto distribui escovas dentais e creme dental fluoretado, realiza igualmente a aplicação de bochecho de flúor (grande aliado na prevenção da carie), assim como a escovação dental supervisionada para cada um dos alunos.
in ANGOP de 19.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário