quinta-feira, 28 de março de 2013

Água potável chega ao povoado da Chela em Londumbali



A população do povoado da Chela, adstrita ao município de Londuimbali, cerca de 92 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, conta desde hoje com um pequeno sistema de captação e distribuição de água, equipado com painéis solares.
 
O mesmo foi montado no quadro do programa "Água para Todos", levado em curso pelo Executivo provincial, naquela região.
 
A cerimónia de inauguração da infra-estrutura, que vai beneficiar mais de 600 famílias da aldeia da Chela, foi orientada pelo administrador adjunto do município de Londuimbali, Arnaldo de Oliveira Catanga, que apelou à população a contribuírem para a preservação daquele bem público.
 
O pequeno sistema de captação e distribuição de água comporta quatro lavandarias, uma bica interna e duas externas e um tanque com capacidade de armazenar mais de cinco mil litros de água. 

Orçou em seis milhões e 500 mil kwanzas, estando inserido no programa do governo de combate à pobreza.
 
Ao intervir no acto, o soba da aldeia da Chela, Mário Saconda, enalteceu a iniciativa do governo em construir o sistema de captação de água, o que vai melhorar a qualidade de vida das populações e diminuir o índice de doenças provocadas por consumo de água imprópria para o ser humano.
 
"As populações vão deixar de percorrer longas distâncias para terem acesso à água potável. Antes consumíamos água das nascentes, que não era tratada. Enaltecemos a iniciativa do governo em por à disposição dos habitantes desta povoação, o que vai contribuir na diminuição das doenças diarreicas nesta comunidade", destacou.
 
No município de Londuimbali existem três pequenos sistemas de água em funcionamento e cinco em execução, no quatro do programa de investimentos públicos, o que vai beneficiar mais de três mil famílias.
in ANGOP de 28.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário