segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mungo apresenta taxas altas de malária


A responsável do Departamento Provincial de Saúde Pública, Georgina Figueiredo, informou, na povoação de Umbata, 190 quilómetros a norte da cidade do Huambo, que o município do Mungo apresenta altas taxas de malária, se comparado aos outros dez da província.
 
Falando no termo da implementação do projecto Uhayele Vimbo (que significa saúde na aldeia, em Língua Portuguesa), a responsável informou que esta situação vai obrigar a Direcção da Saúde e seus parceiros a redobrarem as acções para a prevenção da malária.
 
Disse que durante a implementação do projecto Uhayele Vimbo foram diagnosticados 50 novos casos da doença, resultante de 257 testes efectuados.
 
Georgina Figueiredo considerou positiva a materialização do projecto na povoação de Umbata, comuna do Cambuengo, município do Mungo, uma vez que permitiu solucionar alguns problemas de saúde dos populares.
 
No âmbito do projecto, informou, foram realizadas 301 consultas de medicina geral, 47 pré-natais, 229 de pediatria, 157 testes de Vih/Sida, 466 testes de pressão arterial, com 29 resultados positivos.
 
Os técnicos inseridos no projecto constataram ainda que maior parte dos habitantes de Umbata consome sal não iodizado, uma vez que as 36 amostras resultaram em positivo.
 
Durante a implementação do projecto foram realizadas 31 palestras de saúde bocal e saneamento básico, 720 consultas de nutrição, onde foram registadas quatro crianças com mal nutrição severa, 12 com mal nutrição moderada e distribuídos medicamentos a 717 cidadãos que apresentaram as respectivas receitas médicas.
 
O projecto Uhayele Vimbo, da Direcção Provincial da Saúde, conta com o apoio da empresa Amosmid, de equipas de médicos cubanos, do projecto Força Saúde, da Cruz Vermelha de Angola, e da organização não-governamental ABT, além de clínicas e centros de saúde privados.
 
in ANGOP de 06.05.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário