quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comboio do CFB facilita comércio


Empresários agrícolas, agricultores e pequenos produtores organizados em associações de camponeses da província do Huambo estão satisfeitos com a circulação regular do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela. O comboio facilita o transporte de pessoas e bens.    

O empresário José Manuel e os pequenos produtores agrícolas Adelaide Jamba e Augusta Beatriz, residentes na comuna da Calenga, município da Caála, asseguram que a circulação regular do comboio contribui para a melhoria do nível de vida da população da região e para a redução dos preços de transportação de mercadorias.

A viagem de comboio do Huambo para o Moxico custa 2.950 kwanzas, contra os 7.500 que eram pagos nas viagens de carro.

O economista Costa Chinguli salientou que a circulação do comboio permitiu a criação de novos empregos e oportunidades de negócios para muitos jovens, impulsionando a melhoria da qualidade de vida de muitas famílias.
Muita gente prefere viajar de comboio devido aos preços, que são acessíveis”, referiu, para a­diantar que “o transporte ferroviário tem capacidade para carregar mais mercadorias e muita gente com maior segurança”.

Costa Chinguli disse que, desde que foi reposta a circulação do comboio, as trocas comerciais entre as províncias do Huambo, Benguela, Bié e Moxico ficaram mais facilitadas e intensificadas.

Salientou que, há muitos anos, os camponeses e outros empresários ligados ao ramo da agricultura dependiam em exclusivo da troca de bens produzidos a nível local, mas esta realidade ficou para trás com a entrada em funcionamento do comboio.

O representante dos Caminhos-de-Ferro de Benguela no Huambo, Pedro Boavida, disse que os comboios transportam por mês mais de 11 mil passageiros desta província para o Moxico, além de cerca de 240 toneladas de produtos diversos em cada viagem.

in Jornal de Angola de 09.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário