sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Falta de equipamentos dificulta recolha de animais vadios


A falta de equipamentos está a dificultar o processo de recolha de animais vadios, pelos serviços de veterinária no Huambo, nos 11 municípios que compõem a província.
 
Segundo a chefe do departamento dos serviços de veterinária, Berta Teresa, que avançou a informação, esse facto está a contribuir para o alastramento da doença da raiva animal.
 
Disse que a instituição necessita, numa 1ª fase, de meios de transporte para possibilitar a deslocação dos técnicos aos municípios do interior e suas respectivas comunas, assim como de meios específicos de captura.
 
Disse, entretanto, que apesar desta falta de meios, os serviços de veterinária têm retirado cães, gatos e macacos das ruas da cidade do Huambo, incluindo nos bairros periféricos.
 
Sem entrar em detalhes sobre o número de animais recolhidos, informou ainda que a instituição tem materializado diversas acções, entre as quais a assistência aos animais dos pequenos agricultores (bois, cabritos, ovelhas, porcos e aves), controlo dos produtos de origem animal e trabalhos de inspecção nos locais de abate (matadouros) e mercados.
 
Berta Teresa manifestou-se bastante preocupada com o alastramento da raiva na província do Huambo, embora não tenha apresentado números de casos registados este ano.
in ANGOP de 07.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário