quinta-feira, 10 de maio de 2012

Nascimentos assistidos por parteiras tradicionais estão a reduzir


Seis mil e 194 partos foram efectuados entre os meses de Janeiro a Março deste ano por parteiras tradicionais da província do Huambo, menos mil e sete casos em idêntico período do ano anterior.

A supervisora provincial das parteiras tradicionais, Florinda Augusta Caluela, disse que na base de tal redução está o facto das grávidas estarem a optar dar à luz em unidades sanitárias, para evitar nados mortos causados pela pouca perícia das parteiras tradicionais.

Informou que do total de partos assistidos nos primeiros três meses pelas parteiras tradicionais, 46 resultaram em mortes, por razões não esclarecidas.

Por este motivo, Florinda Caluela fez saber que a direcção provincial da saúde vai intensificar as suas acções de capacitação contínua destinada as parteiras tradicionais para que estas melhorem o seu trabalho e ganhem maior confiança das grávidas.

Com uma população estimada em dois milhões e 700 mil habitantes, a província do Huambo conta actualmente com 1.545 parteiras tradicionais que assistem partos domiciliares, principalmente nas comunidades rurais dos 11 municípios que compõem esta região.

in ANGOP de 10.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário