quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mais de dois mil candidatos concorrem para 148 vagas no Bailundo


Dois mil e 339 candidatos estão inscritos para o concurso público de ingresso a docência no município do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, onde existem, para preenchimento, 148 vagas.

Os dados foram anunciados pelo chefe da repartição local da educação, Ernesto Chissaluquila, tendo informado que o processo de recolha das candidaturas decorreu entre os dias 30 de Abril a 9 deste mês e sem constrangimento algum.

Explicou que do total de inscritos para o provimento das vagas disponíveis, 15 têm o grau de licenciatura, 41 o de bacharel e os restantes possuem formação média e básica.

Ernesto Chissaluquila fez saber que os candidatos com grau académico superior ao bacharelato, concorrem para leccionar aulas no II ciclo do ensino secundário, ao passo que os com nível académico inferior vão disputar as vagas existentes no I ciclo e ensino primário.

Actualmente, de acordo com ele, decorre a selecção dos processos individuais dos candidatos, na direcção provincial da educação, para posterior publicação dos admitidos ao teste de selecção, cuja data ainda não foi anunciada.

Apesar de serem ainda ínfimas as quotas atribuídas a este município, tendo em conta as suas necessidades, o administrador municipal do Bailundo, Ireneu Sacaála, admitiu que este concurso de admissão de novos professores vai minimizar a insuficiência de docentes que ainda se regista em algumas aldeias afastadas das vilas comunais e da sede do município.

No presente ano lectivo, aberto em Fevereiro, estão matriculados da iniciação ao II ciclo do ensino secundário 77 mil alunos.

in ANGOP de 24.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário