quarta-feira, 23 de maio de 2012

Secretário de Estado da energia trabalha na província

Secretário de Estado de Energia, Joaquim Ventura

O secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura, está desde a manhã de hoje, terça-feira, nesta província, onde vai permanecer durante aproximadamente 24 horas para inteirar-se do andamento dos trabalhos conclusivos da reabilitação da barragem hidroeléctrica do Ngove.

Logo após a sua chegada, Joaquim Ventura reuniu-se na sala protocolar do aeroporto Albano Machado, nesta cidade, com o vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, José Paulo Kai, com quem abordou pormenorizadamente assuntos atinentes aos projectos em curso, que visam melhorar a rede de distribuição de energia eléctrica.

Depois de breve encontro, ambos deslocaram-se, acompanhados de quadros do sector da energia e membros do governo da província, ao sector do Ngove, 119 quilómetros a sul da cidade, para constatarem os últimos avanços registados nos trabalhos de recuperação da barragem hidroeléctrica.

Consta ainda da agenda de trabalho do secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura, visitas às subestações eléctricas do Benfica e Belém, na cidade do Huambo, bem como uma reunião técnica com funcionários da direcção provincial de energia e empresas engajadas nas obras de recuperação da barragem e das subestações.

As obras de construção da barragem do Ngove iniciaram em 1969, tendo sido interrompidas em 1975 devido ao conflito armado. Em 1983 foram retomados os trabalhos, mas em 1986 foram novamente interrompidos.

A intervenção de salvamento desta barragem, que em 1990 foi dinamitada tendo causado a sua destruição parcial, teve seu início em meados do ano 2001 por iniciativa do Gabinete para Administração da Bacia Hidrográfica do Cunene (GABHIC).

Estima-se que a mesma possa gerar energia eléctrica em meados do mês de Agosto, a julgar pela celeridade que verifica na montagem das turbinas.

in ANGOP de 23.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário