segunda-feira, 21 de maio de 2012

Investigador destaca diversidade cultural da província do Huambo


O investigador Festo Sapalo disse hoje, segunda-feira, nesta cidade, que a província do Huambo possui uma diversidade cultural rica que representa um conjunto de factos e conceitos, que fazem parte da memória colectiva da tribo ovimbundo.

Em declarações, a propósito do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Dialogo e Desenvolvimento, que hoje se assinala (21 de Maio), o pesquisador cultural lembrou que esta diversidade está patente não apenas nos usos e costumes da população local, mas também no museu regional que conserva peças diversas que retratam o povo do planalto central angolano, desde o modo de vida, lutas travadas contra opressão colonial, além de artefactos arqueológicos, fotográficos e zoomórficos.

Segundo Festo Sapalo, a música, a dança e a gastronomia desta província ainda mantêm vivos os traços culturais da região, apesar da influência de outras culturas.

No seu entender, a diversidade cultural de um povo constitui a generalidade de todas as manifestações culturais e fonte de conhecimento para as novas gerações.

Apelou, por esta razão, os cidadãos a reflectirem sobre o valor moral, tradicional e histórico da diversidade cultural, para melhor preserva-la.

A comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Dialogo e Desenvolvimento resulta do reconhecimento da Assembleia-Geral da ONU expresso na resolução de 20 de Dezembro de 2002, na qual reafirma que a diversidade de culturas se encontra ameaçada por diversos fenómenos em todo o mundo.

in ANGOP de 21.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário