quinta-feira, 10 de maio de 2012

ONG promove workshop sobre análise de crianças vulneráveis


Um workshop sobre análise das necessidades de crianças vulneráveis vivendo sem cuidados familiares está a decorrer hoje, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, numa promoção da Organização Não Governamental Aldeia de Crianças SOS.

A acção destinada aos actores sociais que trabalham na temática da criança visa incentivar os parceiros para o cumprimento dos 11 compromissos da criança nas comunidades.

Com duração de um dia, o workshop está a debater temas como
Estudo de viabilidade para o programa SOS no Cunene”, “Dimensão do trabalho em Angola”, “Detalhes estatísticos referentes às crianças vivendo sem cuidados parentais e daquelas que estão em risco de perder estes cuidados”, “Educação e saúde”, entre outros.

Ao intervir no acto de abertura, o director provincial em exercício da Assistência e Reinserção Social, Mateus Ndeulipopiu, disse que a acção formativa vai permitir que os actores sociais, no caso as instituições do Estado, religiosas, ONG e as administrações municipais contribuam na melhoria da assistência à primeira infância.

Ressaltou a importância da realização de acções do género para a melhoria dos níveis de desenvolvimento de vida das crianças, que passa pelo cumprimento dos seus direitos, visto que em muitas localidades da província regista-se ainda o elevado número de crianças vulneráveis.

Por seu torno, o director nacional da Aldeia de Crianças SOS, Afonso Castro, explicou que a organização é de carácter humanitária, filiada a SOS Kinderdorf International, que opera em Angola há 16 anos, na área social. Tem feito um trabalho relevante de apoio aos planos do Governo, a nível das províncias da Huíla, Benguela e Huambo.

Explicou que o Cunene é uma das províncias que registou vários conflitos armados e que assolaram as estruturas familiares, o que permitiram um impacto na degradação e qualidade de vida das crianças, assim como o índice do VIH/Sida.

in ANGOP de 10.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário