sexta-feira, 4 de maio de 2012

Docente universitária defende reajustamento agro-florestal


A docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Virgínia Lacerda Quartin, disse quinta-feira, no município da Caála (província do Huambo) ser imprescindível o reajustamento das zonas agro-florestais, com vista a valorizar os recursos existentes.

Em declarações a propósito do seminário de gestão comunitária dos recursos florestais, enquadrado no programa integrado de protecção e desenvolvimento das florestas costeiras angolanas, afirmou que a preservação das florestas passa necessariamente pelas condições de subsistência e da renda das famílias.

Segundo a docente, é necessário fazer diagnósticos participativos para ir de encontro com as principais dificuldades que as comunidades rurais enfrentam no dia-a-dia, situação que lhes permite explorar zonas florestais para produção do carvão doméstico.

Para tal, disse que o reajustamento das zonas agro-florestais é de extrema importância e o apoio de todos é fundamental para combater à desertificação.

Durante dois dias, o evento no qual participam responsáveis de organizações da sociedade civil, líderes comunitários, estudantes e professores universitários, está a debater, entre outros temas, a identificação na floresta das espécies de maior interesse para a comunidade e a preparação do herbário das plantas.

in ANGOP de 04.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário