quinta-feira, 3 de maio de 2012

Doenças respiratórias tendem a aumentar na comuna da Chipipa



Setecentos e 32 casos de doenças respiratórias agudas foram diagnosticados de Janeiro a Março deste ano no centro de saúde da comuna da Chipipa, 18 quilómetros a norte da cidade do Huambo, mais 234 casos em comparação aos registados em idêntico período de 2011.

Em declarações, o responsável da unidade sanitária, Felisberto Calundo, informou que na base de tal aumento está o não cumprimento, por parte dos populares, das regras preventivas básicas da doença.

Disse terem registado igualmente um aumento considerável de casos de doenças diarreicas agudas, apesar de não precisar as causas, ao passo que no mesmo período houve uma diminuição de doentes vítimas de malária.

Ainda sobre as doenças respiratórias agudas, que afirmou ser uma das preocupações das autoridades locais, tendo apelado aos populares a cumprirem com os cuidados primários de prevenção da doença, sem descurarem o uso de roupas adequadas para a época de frio, que inicia oficialmente dia 15 deste mês, e consumirem água tratada.

Lembrou que durante os primeiros três meses deste ano a maior unidade sanitária da comuna da Chipipa, pertencente ao município do Huambo, atendeu 4.430 pacientes com patologias diversas, menos seis que o total de atendidos entre Janeiro a Março de 2011.

Com capacidade para internar oito doentes, o centro comunal de saúde presta consultas médicas nas áreas de banco de urgência, pediatria, medicina geral, puericultura, obstetrícia e planeamento familiar.

O funcionamento do centro, de acordo ainda com o seu responsável, é assegurado por 42 técnicos de saúde distribuídos nas áreas acima referidas.

in ANGOP de 03.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário