quinta-feira, 3 de maio de 2012

Programas de combate à malária estão a surtir efeito desejado no Longonjo


O chefe da repartição de saúde no município do Longonjo, Henriques Jamba Aurélio, disse hoje, quarta-feira, nesta circunscrição, 64 quilómetros da cidade do Huambo, que os programas em curso de combate à malária estão a surtir o seu efeito desejado, a julgar pela redução de casos da doença.

Neste município, segundo o responsável, em declarações à Angop, está a ser implementado o programa anti-larval, para exterminar o vector da malária, e a ser distribuído gratuitamente redes mosquiteiras às grávidas e crianças menores de cinco para se protegerem da picada dos mosquitos enquanto estiverem a dormir.

Disse que estes dois programas estão a ser complementados com a realização de palestras nas comunidades, sobre as formas de prevenção da malária e a importância de manter o saneamento básico em condições, bem como a utilização de redes mosquiteiras.


Henriques Jamba Aurélio informou que durante os primeiros quatro meses deste ano as autoridades sanitárias locais diagnosticaram 379 casos de malária, contra os 11.589 casos detectados em idêntico período do ano anterior.

Sublinhou que a contrário do ano transacto, em que a malária causou duas vítimas mortais, de Janeiro a Abril do corrente ano não se registou qualquer morte intra-hospitalar causada pela doença.


Notamos nos primeiros quatro meses do ano uma redução acentuada da malária, mas nem com isto estamos satisfeitos. Vamos continuar a intensificar as nossas acções, pois pretendemos reduzir para zero a taxa de prevalência desta doença”, frisou.

O município do Longonjo, com uma densidade populacional estimada em 76 mil habitantes, possui onze unidades sanitárias, sendo um hospital municipal, um centro materno infantil, três centros comunais e seis postos de saúde. As doenças diarreicas e respiratórias agudas são as mais frequentes nesta circunscrição.

in ANGOP de 03.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário