quinta-feira, 10 de maio de 2012

João Portelinha lança "O dia em que um Ngola descobriu Portugal"



O escritor João Portelinha lançou esta terça-feira na Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, a sua 16ª obra literária intitulada O dia em que um Ngola descobriu Portugal”.

O romance, com visão fictícia, retrata factos e contos da rainha Nzinga Mbandi, sua família paternal, maternal e a ida de seu filho (Nganga Zumba) para o Brasil onde lutou contra portugueses, brasileiros e holandeses para garantir a estabilidade social de Angola.

Nesta obra, o escritor ilustra ainda as peripécias e os momentos difíceis de Nganga Zumba vividos no Brasil, bem como a construção comunicacional dos heróis dos distintos reinos angolanos e respectivas tribos.

Informou que a obra foi editada na cidade de Curitiba (Brasil) e numa primeira fase foram colocadas à disposição dos amantes de literatura mil exemplares.

João Portelinha, também docente da Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos, já escreveu 15 obras, entre as quais romances e didácticas.

Sublinhou que o lançamento do seu mais recente livro na cidade da Caála é um reconhecimento a esta localidade, aonde frequentou o ensino primário e secundário na década 1970.

O escritor nasceu em 1957 no município de Chipindo, província da Huíla, e em 1984 licenciou-se em direito na cidade do Huambo no núcleo da Universidade Agostinho neto. Em 1992 conclui o mestrado em direito na Bulgária, e em 1998 terminou o doutoramento na República Federativa do Brasil.

in ANGOP de 10.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário