quarta-feira, 9 de maio de 2012

Unita defende políticas consentâneas à realidade das comunidades


O secretariado provincial da Unita no Huambo defendeu, no Huambo, a necessidade do governo local auscultar as populações, organizações da sociedade civil e autoridades tradicionais, com vista a articulação de políticas consentâneas à realidade das comunidades.

Este imperativo foi manifestado pelo secretário provincial da Unita para a comunicação e marketing, Emanuel Acácio Malaquias, durante uma conferência de imprensa que visou a apresentação do balanço da visita de constatação efectuada por uma delegação do partido ao município do Cachiungo, a 62 quilómetros da cidade do Huambo.

A visita, cumprida entre os dias 17 e 30 de Abril último, foi encabeçada pelo secretário provincial da organização, Liberty Chiaka, tendo radiografado o grau de desenvolvimento social, económico, cultural e político das aldeias de Bongo, Kalunda, Kavangu e Jamba-Chinhey-Nondolo, nas comunas da Chinhama, Chiumbo e sede municipal.

Emanuel Acácio Malaquias adiantou que durante a visita foram constatadas várias dificuldades no seio das comunidades, consubstanciadas na falta de escolas, hospitais, água potável, comércio rural, assim como a existência de crianças e jovens fora do sistema normal de ensino.

Advogou, por outro lado, a facilitação de créditos bancários aos empresários locais, com vista a desenvolverem o sector agro-pecuário e comercial nas comunidades rurais e, consequentemente, proporcionar emprego aos cidadãos a fim de se erradicar a fome e a pobreza.

O secretariado provincial da Unita no Huambo já visitou, em meses anteriores, com o mesmo propósito, os municípios do Bailundo, Chicala-Cholohanga e Mungo.

in ANGOP de 09.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário