quarta-feira, 2 de maio de 2012

União dos Sindicatos define metas para ultrapassar adversidades socio-económicas


A defesa e consolidação dos direitos humanos e das liberdades sindicais nas empresas, nos centros de trabalho e nas instituições públicas constam das metas a serem resolvidas a médio e longo prazo pela União dos Sindicatos do Huambo.

Estes desideratos foram sublinhados na cidade do Huambo, pelo secretário provincial da União dos Sindicatos, Adriano dos Santos, durante o seu pronunciamento no acto provincial alusivo ao Dia Internacional do Trabalhador, 1º de Maio.

O responsável disse constar também, das metas preconizadas, a luta para que as reivindicações dos trabalhadores encontrem as soluções dos problemas mais candentes, através de uma maior organização e elevação da capacidade de intervenção dos sindicatos.

De acordo com Adriano dos Santos, as acções prescritas visam ultrapassar as actuais adversidades socio-económicas com que se debatem os trabalhadores filiados nas distintas comissões sindicais afectas à União dos Sindicatos do Huambo.

Considerou que as comemorações do 1º de Maio afiguram-se das principais manifestações de acção sindical que os trabalhadores realizam todos os anos, sob a direcção dos seus sindicatos, além de ser uma ocasião impar em que os trabalhadores exaltam as suas vozes.

Sublinhou que a comemoração do 10º aniversário da conquista da paz, assinalo a 4 de Abril, a auto-estima e convicção dos trabalhadores angolanos saíram mais reforçadas, cientes de que a guerra, como principal causa de destruição das forças produtivas no país, nunca mais terá lugar.

Nesta senda, o dirigente sindical assinalou que fruto do alcance da paz efectiva em Angola, os trabalhadores nacionais têm prestado os seus esforços no programa do Governo destinado à reconstrução de infra-estruturas económicas e sociais, rumo ao desenvolvimento do país.

Adriano dos Santos defendeu a necessidade da preservação dos postos de trabalho que a paz proporcionou, com vista a garantir o auto-sustento das famílias e promover a justiça social.

O acto provincial do 1º de Maio teve lugar no Largo Saidy Mingas e contou com a presença de cerca de 10 mil trabalhadores enquadrados em diversos sectores produtivos.

O governador provincial em exercício, Guilherme Tuluca, assim como membros de direcção da União dos Sindicatos, entidades religiosas e empregadores, também assistiram a cerimónia.

in ANGOP de 02.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário