quinta-feira, 15 de março de 2012

Combate à pobreza exige aumento da produção agrícola



O governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, afirmou quarta-feira, nesta cidade, que o êxito do Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza exige o aumento da produção agrícola no seio das comunidades.

O governante fez esta afirmação num encontro que o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, José Amaro Taty, manteve com os administradores municipais, sobre o impacto do programa nas suas zonas de jurisdição.

Fernando Faustino Muteka explicou que, para o aumento da produção agrícola na província do Huambo, o governo prevê distribuir cinco tractores em cada administração municipal, além dos já existentes, bem como a correcção de solos com calcário.

Para o governador da província, é imperioso o empenho dos camponeses no fomento da produção, tendo em conta a entrada em funcionamento da barragem hidroeléctrica do Ngove que vai impulsionar o desenvolvimento da indústria transformadora nesta região planaltica.


"A construção de silos e o aumento de produção agrícola vai contribuir de certo modo no desenvolvimento socioeconómico do país, bem como na resolução dos problemas de saúde, educação e da fome e à pobreza, visando garantir o bem-estar das famílias angolanas", realçou o titular do executivo local.

Considerou igualmente ser de extrema importância a formação continua da juventude para a sua inserção no processo de reconstrução e desenvolvimento do país.

Fernando Faustino Muteka destacou também a realização do censo populacional em 2013 que irá esclarecer de forma detalhada o número de habitantes do país.

A província do Huambo possui 11 municípios, nomeadamente o Bailundo, Caála, Chinjenje, Cachiungo, Longonjo, Mungo, Chicala-Cholohanga, Londuimbali, Ucuma, Ecunha e Huambo, a capital.

in ANGOP de 15.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário