sexta-feira, 16 de março de 2012

Esposas dos sobas chamadas a dar maior contributo nas comunidades



Sessenta esposas de sobas do município do Bailundo, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, participaram hoje, nesta vila, no primeiro encontro sobre o seu papel no desenvolvimento das comunidades.

O certame, enquadrado na Jornada Março Mulher, foi promovido pela administração municipal do Bailundo com o objectivo de juntar as esposas dos sobas, conhecidas na língua nacional umbundo por Nassomas, e colher delas informações sobre o papel das mulheres nas comunidades.

Na ocasião, a directora provincial da família e promoção da mulher, Maria do Rosário Amadeu, solicitou maior dedicação das Nassomas para que as comunidades rurais e urbanas se desenvolvam cada vez mais e de forma equilibrada.

Aconselhou-as a ajudar os sobas a cuidarem da sua imagem, particularmente reduzirem o índice de consumo de bebidas alcoólicas, a fim de exercerem com maior responsabilidade, zelo e dedicação as suas actividades.

Já a representante da organização não governamental ADRA-Angolana, Cidália Gomes, palestrante do tema “o contributo das esposas dos sobas no desenvolvimento das comunidades”, fez referência sobre a história da mulher e o seu crescimento na conquista de espaço em todos os sectores da vida social, económica, política e desportiva.

A aprovação da Constituição, da lei sobre a violência doméstica, o número de mulheres no parlamento, a implementação de programas de micro-crédito, a inserção do género feminino na actividade empresarial, a criação de cooperativas e associações e outras foram citadas como incentivo para que a mulher se dedique e contribua para o desenvolvimento das comunidades.

As participantes louvaram a iniciativa, sendo a primeira vez que as esposas dos sobas são convocadas para encontro de género e revelaram terem aprendido coisas novas que as vão ajudar a participar melhor nos programas executados pelo governo, nas diferentes localidades.

in ANGOP de 16.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário