quinta-feira, 15 de março de 2012

Responsável satisfeito com resultados do programa de luta contra a diarreia aguda



O chefe de departamento em exercício da saúde pública e controlo de endemias no Huambo, Amândio Natito, considerou hoje, quarta-feira, nesta cidade, satisfatórios os resultados obtidos nos primeiros dois meses deste ano pelo programa de luta contra as doenças diarreicas agudas.

Em declarações, o responsável informou que, de Janeiro a Fevereiro, as distintas unidades sanitárias desta província registaram a morte de 10 pessoas, contra as 42 de análogo período do ano anterior.

Explicou que entre as vítimas mortais causadas por diarreias agudas sete aconteceram em Janeiro e as restantes no mês seguinte, números que, segundo Amândio Natito, ilustram claramente o sucesso do programa de luta contra tal doença e também demonstram a tendência gradual de redução de mortes.

Deu a conhecer que o programa de luta contra as doenças diarréicas agudas consiste, essencialmente, na sensibilização dos populares para adoptarem as medidas básicas de prevenção da epidemia, causada pelo débil saneamento básico e pelo consumo de água não tratada.

O chefe em exercício de Departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias reconheceu, entretanto, que apesar da redução da mortalidade nota-se um aumento de pessoas infectadas por esta doença.

Tal aumento, frisou, tem a ver com o facto de actualmente as pessoas recorrerem às unidades sanitárias quando sentirem os sintomas, contrariamente aos anos anteriores em que os populares procuravam tratar-se em casa.

Lembrou que, de Janeiro a Fevereiro, foram diagnosticados 23 mil e 176 novos casos de doenças diarréicas agudas, contra os 14 mil e 23 de igual período do ano transacto.

in ANGOP de 15.03.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário