terça-feira, 8 de maio de 2012

Activistas de Vih/Sida em seminário inter-provincial


Vinte e cinco activistas de Vih/Sida das províncias de Benguela, Huambo, Huíla e Luanda participam, na cidade do Huambo, num seminário inter-provincial sobre pontos de esperança da epidemiologia, promovido pela ONG americana World Learning.

Em declarações à imprensa, a coordenadora do projecto World Learning, Ana Lemba, fez saber que o evento, de sete dias, visa capacitar os participantes de habilidades e confiança para facilitaram de forma efectiva as sessões de trabalho em grupo na base da metodologia sobre os pontos de esperança, bem como adopta-los de esperança nas actividades de apoio ao bem-estar e nas questões relacionadas com a base curricular temática.

Neste período de sete dias, os participantes vão analisar assuntos relacionados com o currículo temático sobre Vih dos diferentes grupos alvos, importância do uso do preservativo, sexualidade, factores básicos sobre o Vih/Sida e as ITS, relações sociais na vida do jovem, papel da família, promiscuidade sexual, nutrição, álcool e tabaco para pessoas vivendo com Vih.

Planeamento familiar, violência baseada no género e a relação com Vih (Lei sobre a violência doméstica), estigma e discriminação, direitos e protecção das mulheres afectadas com pelo vírus e os métodos de prevenção e de transmissão do vírus da mãe para o bebé durante a gravidez, constituem igualmente o leque de temas agendados para o certame.

Ana Lemba adiantou que o seminário visa ainda contribuir na incidência do Vírus de Imunodeficiência Humana e da Sida aos adolescentes, jovens e adultos, com vista a educa-los sobre a metodologia de prevenção da doença.

in ANGOP de 08.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário