quarta-feira, 9 de maio de 2012

Activistas reflectem sobre direitos das mulheres afectadas pelo Vih/Sida


Reflexões em torno dos direitos e protecção das mulheres afectadas e infectadas pelo Vih/Sida dominam, na cidade do Huambo, o segundo dia do seminário inter-provincial de capacitação de activistas sobre “pontos de esperança da epidemiologia”, numa iniciativa da ONG americana World Learning.

O evento, com duração de sete dias, visa capacitar os participantes de habilidades e confiança para facilitarem de forma efectiva as sessões de trabalho em grupo na base da metodologia sobre os pontos de esperança, bem como dota-los de esperança nas actividades de apoio ao bem-estar e nas questões relacionadas com a base curricular temática.

Durante o encontro, que encerra domingo, os participantes vão ainda abordar assuntos relacionados com o currículo temático sobre Vih dos diferentes grupos alvos, importância do uso do preservativo, sexualidade, factores básicos sobre o Vih/Sida e as ITS, relações sociais na vida do jovem, papel da família, promiscuidade sexual, nutrição, álcool e tabaco para pessoas vivendo com Vih.

Incluem ainda temas como o planeamento familiar, violência baseada no género e a relação com Vih (Lei sobre a violência doméstica), estigma e discriminação, poligamia e os métodos de prevenção e de transmissão do vírus da mãe para o bebé durante a gravidez.

Participam do seminário, que está ser orientado pela coordenadora do projecto World Learning, Ana Lemba, 25 activistas de Vih/Sida das províncias de Benguela, Huambo, Huíla e Luanda.

in ANGOP de 09.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário