sexta-feira, 30 de março de 2012

HOMEM GRANDE



Patrice Muamba, saravá.

Loja do Cidadão abre no Huambo



O ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente, inaugurou ontem, no bairro São João, cidade do Huambo, o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC).

A instituição foi criada para descentralizar os serviços públicos e aproximar o cidadão à administração pública. Na abertura, ministro referiu que o mercado de emprego constitui preocupação do Executivo, que tudo tem feito no sentido de baixar os indicadores de desemprego, tendo como principal alvo a juventude.


Sabemos que o nível de desemprego ainda é alto e temos feito trabalhos no sentido de melhorar esta questão do emprego, através de várias iniciativas que visem o combate à pobreza, para melhorar, pouco a pouco, esses indicadores”, disse.

Manuel Vicente afirmou que o SIAC ajuda a população do Huambo, os empreendedores e permite que todo o cidadão participe no desenvolvimento da região.

O Cartório Notarial, Instituto de Segurança Social, Conservatória do Registo Civil, Identificação Civil e Criminal, Imprensa Nacional, Empresa Nacional de Seguros de Angola, balcões do BPC, BAI, Banco Sol, TAAG, entre outros serviços, funcionam no SIAC.

O acto de abertura do SIAC no Huambo foi testemunhado pelo ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, pelo governador da província, Fernando Faustino Muteka, membros do governo central e provincial, entidades religiosas, autoridades tradicionais e população do Huambo.

in Jornal de Angola de 30.03.2012

Namibe falha nacionais de corta-mato na província do Huambo



A província do Namibe não vai participar nos campeonatos nacionais de corta-mato que vão decorrer no Huambo a partir deste Sábado, 31/03, devido à falta de equipas seniores.

A confirmação é do secretário-geral da associação provincial de corta-mato, Evaristo Muteka:
Nós continuamos a apostar na massificação porque é o ponto mais forte que nós temos, principalmente na classe de iniciados e juvenis, e sempre que sai uma selecção nacional, Namibe sempre faz parte na classe de juvenis e júniores”.
in Rádio Cinco de 30.03.2012

Pitra Neto vende e autografa livro sobre "Direito Administrativo"


Pitra Neto

O jurista e docente universitário, António Pitra Neto, vendeu e autografou, nesta quinta-feira, na cidade do Huambo, o seu livro "Resumo Sobre Matéria de Direito Administrativo", numa iniciativa que visa enriquecer a bibliografia para os estudantes da Universidade José Eduardo dos Santos.

Dirigindo-se aos presentes, António Pitra Neto disse que a sua obra tem por objectivo facilitar os estudantes dos cursos de Direito e Economia na obtenção de conhecimentos de noções básicas sobre o direito administrativo.

O governador do Huambo, Faustino Muteka, presente ao acto realçou a importância da mesma que
vai contribuir para o enriquecimento da bibliografia dos estudantes da Universidade José Eduardo dos Santos.

"Penso que tivemos sorte pelo facto de ter-mos sido brindados com esta obra literária muito importante, que vai facilitar aquelas pessoas, sendo advogados ou juízes, terão a oportunidade de buscar as varias soluções na sua actividade diária
”, reconheceu Faustino Muteka.

O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos, Cristóvão Simões, felicitou o autor pela “obra literária oportuna, com conteúdo muito rico”.

Cristóvão Simões, admitiu que a sua instituição possui pouca literatura para as suas diversas faculdades,
situação que vem sendo minimizada com aquisição de manuais no exterior e em bibliotecas de algumas regiões do país”.

Com 211 páginas, para a província do Huambo estão disponíveis 500 exemplares da obra para os interessados.
in ANGOP de 30.03.2012

Adespov prevê abrir oito poços de água no Chinjenje



Oito poços de água serão abertos nos próximos três anos no município do Chinjenje, a 118 quilómetros da cidade do Huambo, por iniciativa da Organização Não Governamental angolana Adespov, no quadro do seu projecto que visa facilitar o acesso de água potável às populações rurais.

Em declarações à margem da inauguração de cinco furos de água naquele município, o gestor de projectos da Adespov, Ovídio Luís Messamessa, informou terem disponíveis, para o efeito, 31 milhões e 547 mil kwanzas, disponibilizados pela União Europeia.

Sublinhou que nos próximos três anos se prevê também reabilitar três furos de água.

A Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis (Adespov), de acordo com o seu gestor de projectos, espera que até 2015 metade dos munícipes do Chinjenje possam ter acesso à água potável.

in ANGOP de 30.03.2012

Habitantes de cinco povoações do Chinjenje vão consumir água potável



Os habitantes das povoações de Chiyoya, Sangueve, Santa-fé, Caquiquela e Cahombo, no município do Chinjenje (150 quilómetros da cidade do Huambo) vão, doravante, passar a consumir água potável, após a inauguração, hoje, de furos de água nas respectivas localidades.

O projecto de abertura de tais furos de água, vulgarmente conhecidos por manivelas, foi desenvolvido pela organização não governamental angolana Adespov, em parceria com a Oxfam, que aplicou seis milhões e 765 mil kwanzas, financiados pela União Europeia.

Durante a inauguração dos cinco furos, em acto testemunhado pela chefe do departamento de água da direcção provincial de Energia e Água, Elsa Pinto, o gestor de projectos da Adespov, Ovídio Luís Messamessa, informou que a execução visa facilitar o acesso das populações a água potável.

Por sua vez, Elsa Pinto, em representação do director provincial de Energia e Água, Adolfo Elias, felicitou a Adespov por esta iniciativa, tendo considerado que vai de encontro com os objectivos preconizados pelo governo do Huambo no que tange ao fornecimento de água potável às populações residentes nas zonas rurais.

Reconheceu, entretanto, que muito trabalho ainda há que ser feito para que as pessoas tenham acesso fácil à água potável.

Apelou, por esta razão, as demais organizações não governamentais no sentido de implementarem projectos no domínio das águas.

in ANGOP de 30.03.2012

Governante oferece livros para formação de funcionários públicos


Manuel Vicente, ministro de Estado e da Coordenação Económica

O ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente, ofereceu hoje, no Huambo, 500 livros à biblioteca do Centro de Formação dos Funcionários Públicos.

O acervo é constituído por obras sobre administração pública, social, lei geral de trabalho, formação profissional em Angola, protecção social obrigatória e regime jurídico das protecções familiares.

Manuel Vicente procedeu igualmente à entrega de kits de ferramentas aos jovens no quadro do incentivo de auto-emprego de serralharia, mecânica, electricidade, carpintaria, alvenaria e outros.

in ANGOP de 30.03.2012

Solicitada dedicação das autoridades tradicionais na identificação dos problemas da população



A administradora adjunta do município do Longonjo, província do Huambo, Isabel Jepele Afonso, apelou hoje às autoridades tradicionais locais no sentido de prestarem maior atenção na identificação e transmissão dos problemas que infligem a população.

Isabel Jepele fez este apelo na cerimónia de abertura da primeira reunião ordinária das autoridades tradicionais do município do Longonjo, a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, que decorreu na aldeia de Mande, a norte da vila.

A responsável disse, por outro lado, que o soba como representante da administração local do Estado junto das comunidades deve ter mais responsabilidade, dedicação e respeito para com as populações que dirige.


"É necessário que os nossos sobas se dediquem, com seriedade e responsabilidade, na identificação e transmissão dos problemas que as nossas populações enfrentam, quer ao aumento de salas de aulas, ao saneamento básico, a falta de postos de saúde e outras necessidades, cabe ao soba fazer chegar à administração para a solução", frisou.

O excesso do uso de bebidas alcoólicas foi também recomendado pela administradora adjunta como uma das atitudes que tira o prestígio e consequentemente o poder de qualquer autoridade tradicional junto das suas populações.

A segunda reunião das autoridades tradicionais do município do Longonjo, com cerca de 50 participantes, entre sobas grandes, sobas e séculos, tratou, entre outros aspectos, da aprovação do relatório de actividades de Fevereiro e Março, a situação organizativa das ombalas e a revisão do processo de registo eleitoral.

in ANGOP de 30.03.2012

Vice-governador satisfeito com obras no Bailundo e Mungo



O vice-governador para área de infra-estruturas do Huambo, José Paulo Kai, manifestou-se hoje, quinta-feira, satisfeito com as obras de reabilitação dos troços Bailundo/Desvio de Kassogue (Kwanza Sul) e Mungo/Calussinga (Bié), num total de 164 quilómetros.

Em declarações à impressa no final de uma visita de constatação às infra-estruturas rodoviárias, o responsável considerou positivas as constatações feitas, tendo, porém, baixado orientações para um bom enquadramento das obras aos requisitos e exigências estabelecidos.

O vice-governador realçou que o grau de execução das obras da via Bailundo/Luvemba/Kassongue, em curso desde o princípio de Fevereiro último, é satisfatório, não obstante ter solicitado ao empreiteiro um incremento na produtividade e execução.

José Paulo Kai augura que os prazos acordados sejam cumpridos, uma vez que a empresa contratada demonstra grande capacidade técnica para se ter os objectivos preconizados até Julho deste ano.

in ANGOP de 30.03.2012

Estado de saúde do jornalista Samuel Lussati é preocupante


Samuel Lussati

O médico Asdrúbal Bravo da Rosa, director do Hospital Militar Regional, informou hoje que o estado de saúde do jornalista da TPA Samuel Lussati é o que mais preocupa entre os quatro sobreviventes da queda do helicóptero da Força Aérea Nacional.

O acidente ocorreu esta quarta-feira na localidade de Lunundo, município do Cachiungo, província do Huambo, a cerca de 70 quilómetros da sede da província.

Ao apresentar o boletim médico dos sobreviventes, dos quais três jornalistas da TPA e o piloto do helicóptero do tipo Allouette 3, a fonte explicou que o jornalista Samuel Lussati apresenta sangue na cavidade abdominal, razão pela qual será submetido a uma intervenção cirúrgica.

Além de tal lesão, o médico Bravo da Rosa, que também fez parte da equipa de resgate dos sinistrados, acrescentou ainda que o profissional da comunicação social apresenta uma contusão cerebral e está com hematoma ao nível da região parietal.


O Samuel Lussati é o que mais nos preocupa, mas tudo estamos a fazer para que o seu estado de saúde volte à normalidade”, informou, apelando aos familiares dos sobreviventes a manterem a calma.

Quanto ao comandante do helicóptero, Alcides Agostinho, o médico esclareceu que apresenta um trauma crânio-cefálico e contusão abdominal com provável ruptura de alguma víscera.

Já o jornalista Alexandre Cose, segundo Bravo da Rosa, apresenta problemas na região pélvica e cervical da coluna, além do traumatismo que sofreu.

Em relação ao repórter de imagem Sérgio Bravo, o último que deu entrada no banco de urgência do hospital militar, o médico disse que apesar das contusões na coluna cervical tem sensibilidade nos quatro membros e está consciente, apresentando um quadro clínico relativamente melhor que os restantes sobreviventes.

Do acidente de aviação, ocorrido por volta das 14h00 desta quarta-feira, quando o helicóptero da Força Aérea Nacional se deslocava da cidade do Huambo para a do Kuito (capital da província do Bié), proveniente do Lobito, província de Benguela, resultou a morte imediata do repórter de imagem da Televisão Pública de Angola (TPA) Feliciano Saiminho "Mágico” e do técnico de bordo Manuel André.

O aparelho foi localizado na localidade de Lunundo entre as margens do rio Cutato, após 19 horas de buscas ininterruptas.

in ANGOP de 30.03.2012

Repórter de imagem da TPA morre em acidente de helicóptero


Feliciano "Màgico", uma das vítimas mortais do acidente do helicóptero Allouette 3

O repórter de imagem da Televisão Pública de Angola (TPA) Feliciano Saiminho "Mágico" morreu na sequência do despenhamento do helicóptero do tipo Allouette 3, ocorrido por volta das 14h00, desta quarta-feira, quando se deslocava da cidade do Huambo para a do Kuito (capital da província do Bié).

Em declarações à imprensa, o segundo comandante provincial da Polícia Nacional no Bié, Filomeno Araújo, informou que do acidente da aeronave pertencente a Força Aérea Nacional também pereceu o seu técnico de bordo, Manuel André.

Segundo o comandante, os jornalistas Samuel Lussati e o repórter de imagem Sérgio Bravo, ambos da TPA, e o piloto do helicóptero, Alcides Valdemiro, encontram-se em estado grave no Hospital Central do Huambo, onde estão a ser assistidos.

O jornalista Alexandre Cose, que se encontrava também na aeronave, está a ser observado no referido hospital.

O aparelho foi localizado hoje na localidade de Lunundo entre as margens do rio Cutato, a cerca de 60 quilómetros da cidade do Huambo.

Iniciadas às 17h00 de quarta-feira, as buscas incidiram nas localidades de Chitato, município do Chinguar, província do Bié, e de Chiumbo e Sanguengue, município do Catchiungo, província do Huambo.

Dois helicópteros auxiliaram as buscas nos locais referenciados, realizadas por efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), da Polícia Nacional (PN), bem como dos serviços de protecção civil e bombeiros, envolvendo também quadros do governo da província e populares.

in ANGOP de 30.03.2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

Bombeiros combatem incêndios



O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros combateu no Huambo, durante o fim-de-semana, dois incêndios, que provocaram danos materiais avaliados em 103 mil kwanzas.
O porta-voz da corporação, Francisco Muepa, disse ontem que os incêndios foram provocados por curto-circuito e fuga de gás que deflagraram em duas residências, nos municípios do Huambo e Caála.

Francisco Muepa exortou a população no sentido de não efectuar instalações anárquicas de energia eléctrica, bem como a conservar em segurança as botijas de gás butano, com vista a evitar este tipo de acidentes.

No mesmo período, os bombeiros efectuaram quatro serviços de ambulância, para evacuar pacientes e sinistrados de residências e locais de acidentes para o Hospital Geral do Huambo.

in Jornal de Angola de 29.03.2012

Milhares de árvores plantadas na província



Mais de 30.000 árvores, entre eucaliptos, casuarinas, pinheiros e cedros, vão ser plantadas, durante este ano, em várias localidades da província do Huambo, anunciou ontem o director do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF).

Andrade Baú referiu que os municípios do Londuimbali, Caála e Ecunha, a comuna de Cumbila e o sector de Cambiote, nos arredores da cidade do Huambo, vão ser as zonas beneficiadas.

O projecto começou no ano passado, no município do Bailundo. Este ano, o programa chega ao Londuimbali, numa extensão de 30.000 hectares, e na Caála, com a plantação de 2.500 espécies, no Centro de Multiplicação de Suínos, além de 500 árvores, na Ecunha.

O objectivo deste programade plantação de árvores , disse o director provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal, é actuar nas áreas mais exploradas, com vista à reposição da cintura verde.

Andrade Baú disse que, para além da campanha de plantação de árvores, o Instituto de Desenvolvimento Florestal distribuiu, este ano, 20.000 plantas aos agricultores, fazendeiros e a Organizações Não Governamentais.Está ainda prevista a arborização da Sacahala, arredores da cidade do Huambo, numa parceria com a Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, no âmbito do programa
Março Mulher”, por ser uma das áreas mais atingidas pela exploração ilegal de madeira.
in Jornal de Angola de 29.03.2012

Anunciada a construção de armazéns para conservação do milho



A Associação do Grémio de Milho vai construir armazéns e silos em todos os municípios da província do Huambo, para conservação e comercialização da produção local, anunciou a RNA.

O director regional do Grémio de Milho, Monteiro Chissoca disse que a execução do projecto enquadra-se no programa do governo de combate a pobreza, e cada armazém terá a capacidade de quinhentas toneladas cada.


Fizemos uma digressão pelos municípios da província para junto das administrações locais solicitarmos parcelas de terreno para podermos construir armazéns”, enfatizou.

Monteiro Chissoca afirmou que o Grémio tem como propósito garantir um espaço para que o camponês comercialize o milho a preços compesatório e acuda a população em questões de fome provocadas por calamidade.

in Rádio N'Gola Yetu de 29.03.2012

Casos de hipertensão arterial preocupam autoridades no Huambo



As autoridades sanitárias da província do Huambo mostram-se preocupadas com os casos elevados de pessoas afectadas pela hipertensão arterial.

Diariamente são atendidos no Hospital Geral do Huambo, doentes com problemas de hipertensão e em alguns casos num estado clinico bastante complicado.


A hipertensão identifica-se mais na idade adulta, mas nos últimos dias temos tido casos de jovens com problemas de crise hipertensiva e com acidentes vasculares cerebrais”, explicou o doutor Isaias Cachicolo.

O responsável assegurou que 95% das complicações hipertensivas estão aliadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade e o exagero do sal nas refeições domésticas.

in Rádio N´Gola Yetu de 29.03.2012

Associação Provincial do Huambo será doravante comandada por uma senhora



As eleições na Associação Provincial de Andebol do Huambo estão marcadas para o próximo dia 03 de Abril.

O pleito poderá confirmar a primeira senhora a comandar os destinos de uma associação desportiva naquela província, soube a Rádio 5.

Vanda Dala encabeça a única lista que concorre para as eleições na associação e disse que a sua meta é a massificação do andebol no Huambo, e tornar-se num celeiro a nível nacional.

in Rádio Cinco de 29.03.2012

Helicóptero da Força Aérea despenha-se entre Kuito e Huambo



Um helicóptero do tipo Allouette 3 pertencente a Força Aérea Nacional despenhou-se dia 28.03.2012, por volta das 14h00, quando fazia o trajecto Kuito - Huambo.

De acordo com um comunicado do comando da Força Aérea, o helicóptero era ocupado por dois tripulantes e quatro profissionais da Televisão Pública de Angola (TPA), tendo resultado feridos do acidente.

Trata-se dos jornalistas Alexande Cosi, Samuel Lussati, Feliciano Saiminho e Sérgio Bravo que seguiam a bordo do helicóptero allouette 3 que se despenhou na região do Chitado no Bié.

A identificação dos dois membros da tripulação não foi divulgada e neste momento as equipas desdobram-se para a localização do helicóptero a fim de averiguar as causas do acidente.

in ANGOP de 29.03.2012

Troço Bailundo/Desvio do Kassongue em reabilitação



A reabilitação dos 89 quilómetros do troço rodoviário Bailundo (Huambo)/Desvio de Kassongue (Kwanza Sul), em curso desde Fevereiro deste ano, vai consumir 100 milhões de dólares e empregar 30 jovens residentes no seu perímetro.

Em declarações, a encarregada da obra da empresa Monte Adriano, Sara Santos, revelou que os trabalhos, custeado pelo governo provincial do Huambo, vão estar concluídos no primeiro trimestre de 2013.

No quadro de investimentos do governo do Huambo, estão em curso os trabalhos de reabilitação e asfaltagem do troço Mungo/Calussinga, numa extensão de 75 quilómetros, empreitada que termina igualmente no próximo ano.

O encarregado da obra do troço Mungo/Calussinga, Tiago Novo, assegurou que dos 75 quilómetros por reabilitar pelo menos oito receberam trabalhos de terraplenagem, desmatação e obras de arte de três pontes sobre os rios Luvulo e Mutuacuva, para se atingir a comuna de Calussinga, adstrita à província do Bié.

O administrador do município do Mungo, António Kotingo, enalteceu a iniciativa por facilitar a ligação das duas províncias e dinamizar o desenvolvimento e o bem-estar das populações.

O vice-governador para área de infra-estruturas do Huambo, José Paulo Kai, constatou as obras das em curso nos municípios do Bailundo e Mungo, tendo solicitado maior celeridade na sua execução, assim como o cumprimento dos prazos acordados.

in ANGOP de 29.03.2012

Líder religioso solicita conjugação de esforços para preservação da paz



O secretário provincial adjunto da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) no Huambo, reverendo Isaac David Capusso, solicitou hoje, quarta-feira, nesta cidade, os cidadãos no sentido de continuaram a conjugar esforços para preservação da paz e da unidade nacional.

Em entrevista à imprensa, por ocasião dos 10 anos desde que o país alcançou a paz, a assinalar-se a 4 de Abril, o religioso explicou que uma das vias para preservação da paz em Angola relaciona-se com união, amor ao próximo e responsabilidade dos cidadãos.


A conquista da paz em 2002 constitui um elemento ímpar que permitiu melhorar a qualidade de vida das famílias, bem como desenvolver as competências e capacidades dos cidadãos nacionais”, disse.

De acordo com o reverendo Isaac Capusso, é necessário que os cidadãos passem a dedicar-se profundamente na preservação da paz, tendo em vista o combate do espírito de divisão e outros males que ainda enfermam a sociedade.

in ANGOP de 29.03.2012

Sindicato dos Jornalistas lança campanha de cadastramento de membros



O Sindicato dos Jornalistas Angolanos na província do Huambo realiza sexta-feira, no auditório da rádio local, uma campanha de cadastramento de membros, inserida nas comemorações do seu 20º aniversário que hoje se assinala.

À margem da actividade, de acordo com a secretária para as relações institucionais e finanças do sindicato, Victória Quintas, será realizada uma sessão de esclarecimento aos potenciais membros sobre o estatuto da instituição e as vantagens de filiar-se à mesma.

Victória Quintas disse também que a actividade de sexta-feira marca o início de funções da actual direcção do secretariado provincial do Sindicato dos Jornalistas no Huambo, eleita a 20 deste mês em assembleia de base.

Sublinhou que durante o certame, do qual estão convidados profissionais de órgãos públicos e privados de comunicação social, a direcção local do sindicato espera recolher contribuições úteis para melhor desempenhar as suas funções.

A actual direcção do Sindicato dos Jornalistas no Huambo é liderada pelo jornalista Gabriel Batalha Ulombe, da Agência Angola Press (Angop).

Fazem também parte os jornalistas Adérito Gayeta (Rádio Huambo), secretário para as questões de ética e deontologia profissional, Victória Quintas (das Edições Novembro), secretária para as relações institucionais e finanças, Filipe Olímpio (Rádio Huambo), secretário para área de formação, e Maria da Conceição Catuvala (Rádio Huambo), secretária para a política do género.

in ANGOP de 29.03.2012

quarta-feira, 28 de março de 2012

Progressão das ravinas preocupa as autoridades



O Governo da província do Huambo está preocupado com a progressão das ravinas que tem se registado com maior frequência durante a época chuvosa. Mesmo com os perigos que os populares correm muitos insistem em construir as suas casas em zonas de risco.
De acordo com o Administrador Adjunto do Huambo, Joaquim Figueiredo, são mais de vinte zonas consideradas de risco.


Há ravinas que vão acelerando a sua proporção, como também existem zonas que já beneficiaram de reparação e, hoje nota-se a sua progressão com um índice de muito elevado”.

O Administrador Adjunto disse ainda que há um plano de contenção destas ravinas, que terá o seu arranque provavelmente no princípio da época de cacimbo.
in TPA de 28.03.2012

Lançada a primeira pedra para a construção da Direcção de registos



O Governador da província do Huambo, Faustino Muteka procedeu o lançamento da primeira pedra para a construção da direcção provincial do Registo Eleitoral e Militar, no planalto central. A obra custou ao cofre do Estado mais de 84 milhões de Kwanzas.

O registo eleitoral e o recenseamento militar são os serviços que serão prestados na nova infra-estrutura, a ser construída num horizonte temporal de seis meses.
O director provincial dos Registos, Avelino Julai disse que o empreendimento vai proporcionar melhores condições de trabalho, não só aos funcionários, mas também no atendimento da população.

Actualmente a Direcção dos Registos no Huambo, não possui instalações próprias.

in TPA de 28.03.2012

Vice-ministro está satisfeito com qualidade das habitações



O vice-ministro para a Juventude do Ministério da Juventude e Desportos, Job Capapinha, manifestou-se ontem, na cidade do Huambo, satisfeito com a qualidade das 100 primeiras habitações sociais para jovens, a serem entregues nos próximos dias.

Valeu apenas o acompanhamento responsável e criterioso do governo da província do Huambo. A qualidade das habitações sociais para a juventude dá maior dignidade”, disse o vice-ministro, no final de uma visita às obras de construção de casas sociais para a juventude, em curso na localidade de Lossambo, arredores da cidade do Huambo.

Job Capapinha realçou que as 100 habitações sociais para a juventude do município do Huambo, cuja execução termina no princípio do mês de Junho, e as do Bailundo, que serão entregues no próximo mês de Abril, reúnem qualidade e dignidade.


Estamos conscientes que o Executivo quer ajudar, porque a juventude ainda enfrenta dificuldades financeiras, mas a preocupação é criar oportunidades para os jovens, desde a formação ao emprego, por forma a permitir que eles possam ter acesso aos créditos para poderem pagar as habitações sociais”, sublinhou. Job Capapinha, que regressa hoje a Luanda, vai manter ao princípio da tarde um encontro com a juventude no pavilhãoOsvaldo Serra Van-Dúnem”.
in Jornal de Angola de 28.03.2012

Implementação dos serviços de saúde contribui para o aumento de novas infra-estruturas



O director provincial da saúde no Huambo, Frederico Juliana considerou positivo a implementação dos serviços de municipalização do sector, factor que está a contribuir para o aumento de novas infra-estruturas hospitalares.

Em entrevista a RNA Frederico Juliana fez saber que a execução dos serviços de municipalização de saúde permitiu aumentar para onze hospitais municipais, cento quarenta e cinco postos e cinquenta e cinco centros de saúde na província do Huambo.

O responsável afirmou que a expansão dos serviços de saúde permitiu igualmente o melhoramento do atendimento médico e medicamentoso das populações bem como as campanhas de sensibilização das famílias sobre os cuidados a ter na prevenção das doenças.


Melhoramos as consultas dadas a nossa população. Aumentamos o número de partos, o número de agentes comunitários formados e diminuímos os casos de morte por malária no Huambo”, esclareceu.
in Rádio Nacional de Angola de 28.03.2012

Diagnosticados novos casos de Vih/Sida em três meses



O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (Catv), na comuna do Alto-Hama, município do Londuimbali, província do Huambo, registou de Janeiro último a 28 deste mês, três novos de casos de Vih/Sida em 50 testes efectuados.

Em declarações hoje, quarta-feira, o administrador do hospital do Alto-Hama, Armindo Upita acrescentou que em igual período de 2011 o Catv registou nove casos em 80 testes efectuados.

O responsável referiu que o Centro tem vindo a redobrar as suas acções de sensibilização sobre as medidas preventivas desta doença em todas aldeias do município do Londuimbali.

in ANGOP de 28.03.2012

Responsável destaca empenho do governo no combate à malária



O esforço do governo e seus parceiros no programa de combate à malária foi destacado hoje, quarta-feira, na província do Huambo, pelo supervisor do programa de luta contra a epidemia, Amândio Natito.

O responsável, que discursava na abertura do fórum local da malária, referiu que o esforço e envolvimento do executivo e seus parceiros no programa de malária tem permitido reduzir o índice de morbi e mortalidade causados por esta doença.

Informou, a título de exemplo, que em 2010 a província do Huambo registou 612 mortes por malária, contra as 143 registadas em 2011, número que ilustram claramente a tendência brusca de diminuição de mortalidade por malária.

Em termos de morbilidade, Amândio Natito deu a conhecer que em 2010 foram diagnosticados 589 mil e 475 casos de malária nas unidades sanitárias da província do Huambo, ao passo que no ano 2011 tal cifra baixou para 412 mil e 654.

A distribuição de mosquiteiros tratados com insecticida, a pulverização extra e intro domiciliar foram apontados como estando na base desta redução da morbi e da mortalidade por malária.

in ANGOP de 28.03.2012

Saúde prevê vacinar mais de 33 mil crianças contra pólio



Trinta e três mil e 677 crianças menores de cinco anos de idade deverão ser vacinadas contra a poliomielite no município do Mungo, 150 quilómetros da cidade do Huambo, na próxima campanha de imunização, a decorrer de 30 de Março a 1 de Abril deste ano.

O chefe de repartição local da saúde, José Cawele Faustino, disse hoje, quarta-feira que para atingir tal cifra foram já mobilizados 168 vacinadores e 42supervisores.

Informou que a semelhança da campanha anterior, realizada no início do mês de Fevereiro, os vacinadores irão utilizar o sistema porta e porta em todas as aldeias e bairros para permitir que nenhuma criança fique sem receber a vacina.

Apesar de pretenderem imunizar 33.677 crianças dos zero ao cinco anos de idade, José Faustino deu a conhecer que a repartição municipal da saúde recebeu cerca de 40 mil doses de vacinas contra a poliomielite.

in ANGOP de 28.03.2012

Técnicos analisam situação epidemiológica da malária



A situação epidemiológica da malária na província do Huambo está em análise desde a manhã de hoje, quarta-feira, na cidade do Huambo, num encontro sobre parcerias e envolvimento ao combate desta doença.

Promovido pela direcção provincial da saúde, o evento, que termina ainda hoje termina, está igualmente a debater o cronograma de eleição dos futuros responsáveis do fórum da malária nesta região, com vista a definir as suas perspectivas.

Na abertura do evento, o supervisor provincial do programa de combate à malária, Amândio Natito, fez saber que o encontro tem como objectivo reflectir sobre a situação da malária e estabelecer metas para os próximos dois anos.

Participam no fórum provincial da malária, representantes de ONG, supervisores municipais dos programas de luta contra a malária, agentes de vigilância epidemiológica, chefes de repartições da saúde reprodutiva, responsáveis de serviços de saúde das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, bem como representantes locais da rede de jornalistas na luta contra malária.

in ANGOP de 28.03.2012

Faculdade de Economia prevê lançar este ano 50 licenciados



A Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos, situada na cidade do Huambo, prevê lançar este ano para o mercado de trabalho 50 licenciados, que vão defender os seus trabalhos de fim de curso.

A informação foi prestada pela decana da instituição, Sílvia do Amaral, tendo salientado que actualmente os futuros licenciados ultimam as suas monografias de tese, para de seguida as remeterem à direcção da Faculdade.

Referiu que entre os finalistas, constam estudantes que ingressaram no período de 2002 a 2007 e que, por razões várias, nunca chegaram a apresentar os seus trabalhos de fim de curso para obtenção do grau de licenciatura.

Sílvia do Amaral informou que com a saída destes 50 licenciados, se elevará para 199 o número de quadros formados pela Faculdade de Economia, nos últimos três anos.

in ANGOP de 28.03.2012

Enaltecido esforço do governo na construção de infra-estruturas policiais


Elias Dumbo Livulo, comandante da Polícia Nacional no Huambo

O comandante da Policia Nacional no Huambo, comissário Elias Dumbo Livulo, enalteceu esta terça-feira no final da visita que efectuou ao município do Chinjenje, 118 quilómetros da cidade do Huambo, o esforço empreendido pelo governo da província na construçãod de infra-estruturas policiais nesta circunscrição.

Enfatizou que tal esforço visa conferir maior dignidade aos efectivos da corporação e também demonstra a importância que o executivo local atribui ao trabalho exercido pelas forças da ordem.


"Estamos agradecidos pelo esforço que o governo da província consubstanciado na construção do comando da Polícia na comuna da Chiaca, do posto policial de fiscalização rodoviária na aldeia de Sambunjo e também da residência do comandante municipal", enalteceu.

O comissário Elias Livulo, que considerou positiva a sua deslocação ao Chinjenje, disse à Angop que visou inteirar-se das condições de trabalho dos seus efectivos e auscultar as preocupações dos mesmos.

Durante a sua visita, o comandante provincial da Polícia Nacional manteve um encontro de cortesia com o administrador municipal, Mateus Rodrigues Sanjala, com quem abordou questões relacionadas com a segurança e tranquilidade pública dos munícipes.

Elias Livulo visitou o posto policial de fiscalização rodoviário na aldeia de Sambunjo, o posto policial da aldeia de Caparacassa, o comando policial da comuna da Chiaca, as instalações da administração municipal, a futura escola do 2º ciclo de ensino secundário de 26 salas de aula e o comando municipal.

No final da visita Elias Livulo reiterou o compromisso da corporação em continuar a velar pela segurança e a tranquilidade pública dos munícipes.

Esta é a primeira visita que o comissário Elias Dumbo Livulo efectua ao município do Chinjenje desde que foi nomeado em finais de 2010.

in ANGOP de 28.03.2012

Formação é imprescindível para o desenvolvimento tecnológico do país



O vice-ministro da Juventude e Desportos para área da Juventude, Job Castelo Capapinha, assegurou terça-feira, no Huambo, que a formação socioprofissional dos jovens é um valor imprescindível no processo de desenvolvimento sustentável da tecnologia do país.

O governante fez esta afirmação quando falava durante o encontro com a juventude estudantil desta região planaltica, onde incentivou a juventude angolana a continuar a apostar na formação, tendo em conta o seu envolvimento no processo de reconstrução nacional, que visa garantir o bem-estar social das populações.


É necessário que a juventude consiga encarar os estudos com maior responsabilidade e paciência, pautado pela educação e a instrução, por ser a premissa fundamental para o progresso da tecnologia e consequentemente contribuir no desenvolvimento intelectual da pessoa humana”, realçou.

Segundo Job Castelo Capapinha,
formação significa inteligência e respeito aos bens colocados à disposição da sociedade”.

Sublinhou entretanto que, que apesar da falta de tecnologia e de quadros suficientes para o desenvolvimento harmonioso do país, Angola possui requisitos necessários para ser comparado com os países mais evoluídos do Mundo.
in ANGOP de 28.03.2012

SIAC abre ao público nesta quinta-feira



O Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) será inaugurado nesta quinta-feira na cidade do Huambo, visando desburocratizar e descentralizar os serviços públicos e aproximar mais o cidadão à administração pública.

Na nota a que se teve acesso, lê-se que o SIAC integra vários serviços e empresas no mesmo local para um melhor atendimento ao cidadão.

Entre as instituições que vão funcionar no Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão constam o cartório notarial, o instituto de segurança social, a conservatória dos registos civil, comercial, predial, propriedade de automóvel, identificação civil e criminal, além de outros serviços permanentemente solicitados pelo cidadão.

Nesta unidade, refere a nota, diariamente os cidadãos encontram muitas facilidades para ter acesso aos serviços do Estado e lutar por uma oportunidade de emprego.

in ANGOP de 28.03.2012

terça-feira, 27 de março de 2012

A pesca continental



No Huambo as comunidades ribeirinhas aumentaram as capturas de pescado. Nos dois primeiros meses deste ano, os pescadores artesanais já pescaram mais do que durante todo o ano passado. Não houve milagre, apenas foram ajudados. O Executivo entregou às comunidades piscatórias pequenos barcos com motores e apetrechos em condições.

Hoje podemos dizer que em todo o vale do Keve, nas margens das lagoas e junto dos pequenos e médios rios da província do Huambo as comunidades piscatórias têm peixe com fartura para o seu sustento e ainda auferem rendimentos da venda dos excedentes, que são cada vez mais.

Na província da Huíla registou-se o mesmo sucesso. As comunidades que habitam nas zonas ribeirinhas melhoraram muito a sua qualidade de vida e a actividade da pesca artesanal hoje vale a pena, porque os pescadores conseguem sustentar as famílias mas também ganham dinheiro com as vendas.

Aqui no Uíge temos uma rede hidrográfica importante. São dezenas de rios grandes, centenas de pequenos e milhares de lagoas. Infelizmente, a pesca artesanal não atingiu o nível desejado. E isso quer dizer que temos uma riqueza imensa inexplorada, ao mesmo tempo que as comunidades rurais enfrentam dificuldades.

O peixe seco é a base da alimentação de milhares de famílias. O pescado abunda, mas poucos se dedicam à pesca. Por isso, o Ministério da Agricultura e Pescas devia desenvolver no Uíge o mesmo programa que desenvolveu no Huambo, na Huíla ou no Kuando-Kubango. A pesca continental garante comida e rendimentos. Assim as comunidades sejam incentivadas e apoiadas para se dedicarem à pesca artesanal.

in Jornal de Angola de 27.03.2012

Investido milhões na construção de ponte



Cerca de 21 milhões de kwanzas estão a ser empregues pela Administração Municipal do Mungo, a 150 quilómetros da cidade do Huambo, para a construção de uma ponte sobre o rio Chissindajamba, na estrada entre a vila municipal e a povoação da Palestina.

O chefe dos serviços técnicos da administração local, Tito Satumba Chissua, em declarações, à Angop informou que as obras começaram no dia 22 de Março e estão inseridas no Programa Municipal Integrado de Combate à Pobreza.

Tito Satumba Chissua disse que a falta de uma ponte tem dificultado o escoamento de produtos agro-pecuários e também retardado o desenvolvimento socioeconómico da Palestina, a 49 quilómetros da vila do Mungo.

Tito Chissua deu a conhecer que a ponte em construção tem quatro metros de largura e seis de comprimento e vai beneficiar também as pessoas das aldeias de Capuia, Mungo Alto, Chorinde e outras que se situam na outra margem do rio Chissindajamba.

Informou que após a conclusão da ponte, a Administração Municipal vai construir na Palestina uma escola com quatro salas, para 360 alunos em dois turnos (manhã e tarde).

in Jornal de Angola de 27.03.2012

Cursos de engenharia agrónoma e florestal ganham salas de aulas práticas



O decano da faculdade de ciências agrárias no Huambo, Guilherme Pereira anunciou a entrada em funcionamento, neste ano académico, de seis novas salas de aulas práticas para os cursos de engenharia agronómica e florestal.

Guilherme pereira fez este anúncio no acto que marcou o baptismo dos cento e vinte estudantes que ingressaram pela primeira vez naquela instituição de ensino superior.


A nível académico e científico nós estamos a ampliar as nossas actividades já que o curso de agronomia e o curso de engenharia florestal são cursos que exigem conhecimentos práticos”, disse a nossa reportagem.
in Rádio N'Gola Yetu de 27.03.2012

Expansão do teatro vai contribuir nas acções de resgate dos valores



O coordenador da União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac) no Huambo, Pascoal Pedro Nhanga, afirmou, nesta cidade, que a expansão do teatro em Angola vai contribuir de forma positiva nas acções de resgate dos valores morais, cívicos e culturais em curso no país.

Em declarações no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Teatro, que se assinala a 27 deste mês, o responsável assegurou que a expansão do teatro vai igualmente contribuir na ocupação da juventude, com vista a redução da criminalidade, do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Pascoal Pedro Nhanga informou que as artes cénicas constituem um dos focos mais importantes para a moralização da sociedade sobre os processos de reconstrução nacional, de registo e actualização de dados eleitorais, bem como de unidade e reconciliação nacional.


"A nível da Unac pretendemos intensificar cada vez mais o teatro, com a realização de festivais intermunicipais, com realce para os municípios da Caála, Bailundo, Cachiungo e Ecunha, para promover o diálogo e o amor ao próximo nesta municipalidade", salientou.

Para tal, o responsável da Unac na província do Huambo reiterou o compromisso de continuar a trabalhar em prol da formação e capacitação dos filiados, tendo sugerido a implementação do curso superior de artes cénicas na Universidade José Eduardo dos Santos, cuja sede funciona nesta província.

Quanto ao estado actual do teatro no Huambo, Pascoal Pedro Nhanga reconheceu que os grupos teatrais locais têm desempenhado um papel crucial na recuperação dos valores cívico e morais da sociedade, através da divulgação de mensagens que apelam para este fim e da intervenção do governo na construção e remodelação das salas de espectáculos.

O responsável precisou que a União dos Artistas e Compositores controla actualmente 27 grupos teatrais, num universo de 270 actores entre amadores e profissionais.

Em alusão à efeméride, a Unac tem em agenda um encontro de concertação com os fazedores de teatro, debates radiofónico sob "o contributo dos actores no processo de registo e eleições" e exibições teatrais em algumas escolas desta cidade.

in ANGOP de 27.03.2012

Repartição fiscal das finanças arrecada mais de nove milhões de kwanzas



Nove milhões e 726 mil e 77 kwanzas foram arrecadados, em Fevereiro deste ano, pela repartição fiscal das finanças do município da Caála, 23 quilómetros a oeste da cidade Huambo, que abarca igualmente os municípios circunvizinhos do Longonjo, Ecunha, Ucuma e Chinjenje.

De acordo com uma nota da instituição enviada hoje, segunda-feira à Angop, no município da Caála foram arrecadados sete milhões e 477 mil e 908 kwanzas, no Longonjo um milhão e 087 mil e 231 kwanzas, no Ecunha 177 mil e 164 kwanzas, Ucuma 621 mil e 223 kwanzas e no município do Chinjenje 362 mil e 552 kwanzas.

As receitas, lê-se no documento, resultaram do pagamento de impostos de rendimento de trabalho, industrial, predial urbano, de sucessões, doações, sisa, consumo, fornecimento de energia e água, selo, taxa de circulação, custas executivas, rendas de casas, emolumentos, taxas diversas, receitas da conservatória, registo, notariado e de serviços comunitários.

Fazem parte dos nove milhões e 726 mil e 77 kwanzas, as receitas provenientes de outras cobranças como de juros de mora, multas fiscais, dívidas, de trânsito, penalidades, indemnização e restituição.

Em Janeiro, deste ano, a repartição fiscal da Caála tinha arrecadado para os cofres do Estado 12 milhões e 386 mil e 273 kwanzas nos municípios da Caála, Longonjo, Ecunha, Ucuma e Chinjenje.

in ANGOP de 27.03.2012

Aberto ciclo de palestras sobre a conservação dos furos de água



Um ciclo de palestras nas comunidades foi aberto hoje, segunda-feira, na vila municipal do Longonjo, 64 quilómetros da cidade do Huambo, visando sensibilizar à população sobre a necessidade de conservarem os furos de água potável abertos nos bairros e aldeias desta circunscrição.

As palestras, a decorrerem até ao final do mês, estão a ser presididas pela administradora municipal adjunta, Isabel Jepele Afonso, que, na abertura do referido ciclo, pediu maior colaboração dos munícipes da conservação dos furos de água potável para que estes sirvam às gerações vindouras.


Começamos, hoje, a realizar palestras para mobilizarmos as pessoas a conservarem os furos que estão sendo abertos nos bairros e aldeias. A adesão dos populares na primeira palestra foi notório e prometem cuidar dos furos para que tenham mais durabilidade”, frisou.

O programa de abertura de furos nos bairros e aldeias do município do Longonjo está a ser desenvolvido desde finais do ano passado pela Organização Não Governamental angolana ADESPOV (Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social de Populações Vulneráveis).


Nos últimos quatro meses do ano transacto foram abertos furos nas aldeias de Lucamba, Calenga-Njolo e bairro de Camaco, que estão a beneficiar cerca de 3.500 cidadãos.
in ANGOP de 27.03.2012

Sede da comuna da Cumbila as escuras devido avaria do gerador



A vila comunal da Cumbila, município do Londuimbali, a 92 quilómetros a norte da cidade do Huambo, está há cinco dias as escuras devido a uma avaria registada no grupo gerador que fornece energia eléctrica aos moradores e postos de iluminação pública.

Segundo o administrador da comuna, Afonso Sambongue, esforços estão ser desenvolvidos para que se ultrapasse tal situação com brevidade possível, atendendo as consequências que a falta energia eléctrica está a criar naquela circunscrição.

O responsável informou ainda que os técnicos estão empenhados para adquirir a peças de reposição para substituir a danificada a fim de o grupo gerador volte a funcionar com normalidade.

Através do grupo gerador são abastecidos, na vila comunal da Cumbila, 27 consumidores e 32 postos iluminação pública.

in ANGOP de 27.03.2012

IFAL capacita quadros da administração do município do Ekunha



Trinta e seis quadros da administração do município do Ekunha, província do Huambo, estão a ser capacitados deste hoje, segunda-feira, em práticas de secretária pelo Instituto de Formação de Administração Local (IFAL) visando melhorar as condições laborais em prol da população.

Neste curso com a duração de cinco dias estão também a participar dez funcionários dos sectores da educação e saúde do município do Ekunha, situado a 45 quilómetros ao oeste da cidade do Huambo.

Os participantes vão discutir, durante o acção formativa, assuntos ligados ao secretariado, o seu perfil, função, exigências do secretariado, componentes comunicativas, tipologias de documentos, arquivos, responsabilidades, princípios e os valores éticos dos profissionais do secretariado.

De acordo com formador do IFAL, Firmino Diogo Eduardo Sobrinho, a intenção é permitir que os participantes ganhem a capacidade de compreender a natureza de deveres e responsabilidades de um secretário, desenvolver habilidades no manuseio de máquinas para o escritório, bem como equipamentos para o exercício laboral da administração.

Esta é a primeira formação do IFAL que se realiza na administração municipal da Ekunha que controla uma população estimada em 84 mil e 863 habitantes, maioritariamente camponesas.

in ANGOP de 27.03.201

Governo investe mais Akz cinco milhões para melhoramento na distribuição de água



A administração do município do Londuimbali, província do Huambo, está a investir desde hoje, segunda-feira, cinco milhões e 225 mil kwanzas num projecto de melhoramento do sistema de captação, tratamento e distribuição de água às populações da comuna da Galanga.

Os trabalhos, que tiveram início hoje a cargo da empresa municipal de energia e águas (EMEA), terão a duração 90 dias e vão consistir na reabilitação total da central de captação e tratamento, com colocação de novos equipamento, bem como a rede de distribuição, quatro chafarizes e respectivas lavandarias.

Depois da sua conclusão, o empreendimento vai beneficiar 12 mil habitantes da sede da comuna da Galanga, numa acção inserida no programa do executivo angolano
"água para todos".

O sistema de abastecimento de água potável à sede da comuna da Galanga é feito através do sistema de gravidade, mas dada a sua antiguidade necessita da reabilitação.

Conta actualmente com sete chafarizes, cinco levantarias e uma central de captação, tratamento e distribuição de água.

in ANGOP de 27.03.2012

Assistidos mais de 70 pacientes por acidentes de viação e agressão física



Setenta e sete pacientes com ferimentos graves e ligeiros provocados por acidentes de viação e agressão física foram assistidos ao longo do fim-de-semana no banco de urgência do Hospital Geral do Huambo, contra 98 do período anterior.

Em declarações hoje, à imprensa, o supervisor do hospital, Solino Joel, fez saber que foram também assistidos quatro casos de
ferimentos causados por acidentes de trabalho, arma de fogo e queimaduras, com uma ocorrência cada.

O responsável destacou que neste período a área da maternidade atendeu quatro casos de agressões sexuais, bem como três de gestantes que
sofreram acidentes de viação.

De sexta-feira a domingo, disse a fonte, o Hospital Geral, que não registou casos de morte, assistiu nos Bancos de Urgência da Pediatria, Maternidade
e Central mil e 473 pacientes com patologias diversas, 294 dos quais foram internados, dado o estado clínico.

in ANGOP de 27.03.2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Vice-ministro entrega material desportivo a escolas do Bailundo


Job Capapinha, vice-ministro para área da Juventude do Ministério da Juventude e Desportos

O vice-ministro para área da Juventude do Ministério da Juventude e Desportos, Job Capapinha, procedeu hoje, na vila do Bailundo, província do Huambo, à entrega de material desportivo as escolas do II cicloEkuikui IIe a do primeiro Cambambo.

Na ocasião, Job Capapinha procedeu à entrega de dois pares de equipamentos, 36 pares de botas e seis bolas para cada unidade escolar escola, numa iniciativa que visa incentivar o desporto escolar naquela circunscrição.

Durante a sua visita de trabalho de algumas horas ao município do Bailundo, vai igualmente visitar as obras em curso das casas da juventude e manter um encontro com os jovens daquela circunscrição.

Na cidade do Huambo, o vice-ministro para área da Juventude vai manter um encontro da direcção local dos desportos onde vai se inteirar do funcionamento da instituição, bem como visitar as obras das casas da juventude na localidade de Lossambo.

in ANGOP de 26.03.2012

Direcção da Saúde distribui mosquiteiros impregnados na aldeia de Kaputo



Oitocentas redes mosquiteiras impregnadas foram distribuídas gratuitamente no último fim-de-semana, às crianças menores de cinco anos e as grávidas da aldeia de Kaputo, adstrita à comuna de Calima (província do Huambo), numa iniciativa da direcção provincial da Saúde.

Em declarações hoje, o director provincial em exercício da direcção provincial da saúde no Huambo, Cesário Sapalo, assegurou que a iniciativa insere-se no quadro da implementação dos serviços integrados de saúde
Uhayele Vovamboem língua nacional Umbundo, que significa em portuguêssaúde na aldeia”.

De acordo com o responsável, mais de três mil habitantes da aldeia de Kaputo beneficiaram de serviços diversos como consultas de pediatria, obstetrícia, ginecologia, clínica geral, testagem de malária e Vih/Sida, numa acção que visa diminuir o índice de mortalidade no seio das comunidades.

Cesário Sapalo enalteceu a aderência da população de Kaputo, numa altura em que estão mobilizados os enfermeiros, médicos angolanos e estrangeiros, que vão desenvolver a mesma actividade em outras localidade de difícil acesso da província.

in ANGOP de 26.03.2012

Cantora reconhece evolução da música gospel angolana


Sofia Kumba Pemba Kuame, cantora angolana de gospel

A cantora gospel Sofia Kumba Pemba Kuame, de nome artístico Irmã Sofia”, afirmou neste domingo, no Huambo, que a música gospel feita em Angola está a registar evolução rítmica e qualidade das suas melodias, tendo em conta o seu crescimento.

Em declarações à imprensa, a propósito do espectáculo realizado pelo grupo infantil
Vozes do Amanhã”, Irmã Sofia lembrou que em 2011 as músicas eram gravadas apenas em cassetes, situação que está ser invertida com o empenho e dedicação dos fazedores deste género.

Avançou que a evolução da música gospel actualmente gravada em discos e audiovisuais se reveste na valorização da sociedade em aderir de forma massiva aos espectáculos e sessões de venda e assinatura de autógrafo.

Irmã Sofia disse que o crescimento do género musical no país é fruto da valorização da sociedade, ao manter cada vez mais o processo de divulgação do evangelho de Cristo nas comunidades.

Irmã Sofia começou a cantar aos 16 anos de idade no grupo instrumental da Igreja Baptista e tocava flauta. Tem cinco discos gravados, sendo o primeiro intitulado
Liberdade", lançado em 1997, seguidos de Sodoma e Gomorra(1999), Não Desista de Colher" (2001), Armadilha de Satanás(2005) e "Jikula Meso" (2008).
in ANGOP de 26.03.2012

Abraão Gourgel mostra programa para as empresas


Abraão Gourgel, ministro da economia

O ministro da Economia esteve na sexta-feira ao Huambo onde apresentou aos empresários da província o programa de desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas.

Abraão Gourgel, antes do encontro com os empresários, esteve reunido, à porta fechada, com o governador Faustino Muteka.Na reunião com os empresários também apresentou iniciativas de impacto económico e social que fazem parte do programa de apoio ao pequeno negócio.

O Estado angolano pretende levar, progressivamente, a economia informal para o sector formal com incentivos e estímulos constantes, através de instrumentos normativos, como a Lei das Micro, Pequenas e Médias Empresas, o programa de apoio aos pequenos negócios, o reajuste do regime jurídico do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e a instituição do Balcão Único do Empreendedor. A perspectiva é manter os ganhos, procurando trazer mais benefícios para o Estado.

in Jornal de Angola de 26.03.2012

Recreativo da Caála obtém primeira vitória no Girabola2012



O Recreativo da Caála obteve este domingo, no estádio dos Kurikutelas, no Huambo, a sua primeira vitória no Girabola2012, ao superar o Progresso do Sambizanga, por 1-0, em jogo da 4ª jornada.

O golo foi marcado por Igor, na transformação de uma grande penalidade, já perto do fim do encontro, aos 82 minutos.

O desafio começou de forma equilibrada, com as duas equipas a mostrarem apetência pelo golo e rigor táctico nas movimentações.

Os donos da “casa” entraram mais afoitos e desde cedo procuraram superiorizar-se ao adversário, que se apresentou “sólido” e perigoso nos contra-ataques.

Apesar de tudo, as equipas criaram poucas situações de perigo na primeira parte, tendo o único lance de realce acontecido aos 33’, quando Igor, dentro da área adversária, cabeceou para defesa apertada do guarda-redes do Progresso, Vozinha, e Garcia na recarga rematou por cima da baliza.

Na etapa complementar o Recreativo da Caála esteve melhor, fruto da capacidade de recuperação de bolas no meio-campo e rapidez no ataque, ante um Progresso que procurava soluções para contrapor o bom reinício dos anfitriões.

O domínio dos donos de casa durou apenas 20 minutos, já que os “sambilas” foram ganhando espaço e subindo no terreno nas laterais e no centro. A medida que o tempo passava, aumentava a ansiedade dos jogadores da Caála, cujo nervosismo se reflectia nas sucessivas perdas de bola e na pouca capacidade de travar o ímpeto ofensivo dos contrários.

Fruto disto, aos 66 minutos, Isaac por pouco colocaria o Progresso em vantagem no marcador, mas isolado na área adversária não teve inspiração para marcar, rematando para fora.

Dois minutos mais tarde, Isaac, que deu muitas “dores de cabeça” ao defesa contrário Mangualde (substituído), voltou a levar perigo à baliza do Caála, mas falhou o “alvo”.

Aos 82 minutos, numa altura em que o Recreativo da Caála voltou a equilibrar a partida, o árbitro João Goma assinalou penalte, castigando o derrube de um defesa do Progresso do Sambizanga sobre Edson, e Igor converteu o único golo do jogo.

in ANGOP de 26.03.2012

Dirigente da Jmpla defende formação política dos seus militantes



O primeiro secretário da Jmpla na província do Huambo, Júlio Cabral Paulo, defendeu sábado, nesta cidade, a necessidade desta organização garantir formação política aos seus militantes, de forma a torná-los quadros capazes de assegurar os destinos do partido.

Para Júlio Cabral Paulo, que discursou na abertura do fórum provincial sobre
"a jovem mulher", a Jmpla por ser o viveiro do MPLA deve dotar os seus membros de uma formação virada profundamente à causa do povo angolano.

Disse também que, a formação académica, por ser um dever revolucionário, deve ser incentivada pela organização juvenil do MPLA, para que a juventude angolana continue com a revolução.

O primeiro secretário da Jmpla advogou igualmente a necessidade de os militantes da organização serem porta-vozes do partido, para esclarecerem à população sobre a justeza da linha política assumida pelo MPLA, bem como divulgar os ideais do partido no seio dos jovens.

Apelou também aos membros filiados nesta organização juvenil partidária no sentido de participarem activamente no processo de registo e actualização dos dados eleitorais, que já vai na sua fase derradeira.

O fórum provincial sobre a "jovem mulher", inserido no programa diálogo juvenil da Jmpla, abordou assuntos de carácter político, ideológico, patriótico e de gestão de fundo.

O certame, testemunhado por aproximadamente mil jovens, visou reforçar e dotar os participantes de conhecimentos que concorram para a sua afirmação partidária e patriótica, bem como envolve-los no processo de reconstrução e desenvolvimento nacional.

in ANGOP de 26.03.2012

Engenheiros impressionados com a qualidade da obra da barragem do Ngove



Engenheiros das províncias do Huambo e do Bié manifestarem-se hoje, sábado, impressionados com a qualidade das obras da barragem hidroeléctrica do Ngove, que vai produzir nos próximos dias 60 megawatts, numa acção do governo que visa melhorar a qualidade de vida das populações da região centro do país.

Esta satisfação foi manifestada no final de uma visita efectuada as obras da barragem hidroeléctrica do Ngove, onde os engenheiros constataram o grau de execução física do imponente empreendimento do governo, que vai gerar energia eléctrica para as cidades do Huambo e Bié, bem como contribuir no fomento do sector industrial.

O coordenador do núcleo da ordem dos engenheiros da província do Bié, Aurélio Tchipilika, disse que a obra vai proporcionar o desenvolvimento das populações, bem como o melhoramento da vida das duas cidades.

Por seu turno, o coordenador do núcleo da Ordem dos Engenheiros de Angola no Huambo, Américo Chimina, manifestou-se igualmente surpreso com a obra que vai gerar energia eléctrica para as cidade dos Huambo e Bié, bem como proporcionar emprego a muitos cidadãos.


Levamos uma impressão boa e encorajadora do esforço do governo, é um investimento bastante avultado. O governo não abdicou e sempre acreditou. Está a chegar o momento em que vamos ver o trabalho bem feito, e até Julho deste ano estarão prontos os trabalhos da barragem do Ngove”, realçou.

Durante algumas horas, os engenheiros percorreram os compartimentos da nova central eléctrica do Ngove, onde receberam explicações detalhadas do curso das obras, numa altura em que decorrem alguns ensaios da primeira turbina que vai gerar 20 megawatts, para as cidades do Huambo e Bié.

in ANGOP de 26.03.2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

Faculdade lança no mercado novos licenciados em Direito



A Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos, na província Huambo, espera aprovar ainda este ano cerca de 30 licenciados, apesar do crónico problema falta de professores e de espaço, disse ontem ao Jornal de Angola o decano da instituição.

Albino Sinjecumbi referiu que as dificuldades da faculdade a nível do quadro de docentes estão a ser ultrapassadas paulatinamente com soluções locais e a colaboração dos professores da Universidade Agostinho Neto. Actualmente, leccionam 50professores.


Quando abrimos a Faculdade de Direito, contávamos com a colaboração de 21 docentes da Universidade Agostinho Neto. No ano passado reduzimos o número para catorze e este ano ficámos com sete. Quer dizer que ao nível local estamos a encontrar docentes efectivos”, disse.

Alguns estudantes que completaram a primeira parte curricular do curso de mestrado estão neste momento a coordenar algumas disciplinas. Além disso, a faculdade aguarda a chegada de um docente da Universidade de Coimbra.

No presente ano lectivo foram admitidos 240 estudantes, distribuídos em partes iguais entre o período diurno e pós-laboral.

O decano disse que outro problema da faculdade é a falta de espaço para acomodar o número de estudantes que cresce todos os anos. Por isso, numa primeira fase, dentro das boas relações que a instituição tem com o Instituto Superior Politécnico do Huambo, solicitou duas salas de aulas para leccionar o primeiro ano, tanto no período diurno como no pós-laboral.


O problema de infra-estruturas limita o funcionamento da faculdade porque, em condições normais, teríamos duplicado o número de admissões. É salutar que tenhamos duas turmas do primeiro ano, de forma a ‘municiar’ melhor os últimos anos”, disse o decano.
in Jornal de Angola de 23.03.2012