terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Capturados supostos assaltantes de acervo cultural



Quatro cidadãos presumíveis assaltantes do acervo cultural da Ombala de Chingulula, adstrita ao município da Caála, cerca de 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, foram capturados hoje, informou o responsável pelo sector da Cultura, Joaquim Wanacambi Itepo.
 
O chefe de secção da cultura da Administração Municipal da Caála explicou que os cidadãos acusados de envolvimento na acção de sabotagem e roubo do acervo cultural da Ombala de Chingualulasão contra os princípios tradicionais de acocotos, símbolo do poder tradicional”.
 
"Este grupo que pensamos estar envolvido no assalto do cervo cultural é de crentes da igreja do 7º Dia, que não acreditam nos valores tradicionais do povo Umbundu. Assaltaram 13 peças (crânios) dos sobas que reinaram a Ombala de Chingualula", disse. 
 
A Administração Municipal da Caála já criou uma comissão que integra membros da administração local, autoridades tradicionais e agentes da Polícia Nacional, para averiguar tal situação que preocupa os sobas e séculos. Esses exigem a devolução do acervo cultural da Ombala de Chingualula.  
in ANGOP de 08.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário