sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Primeiras províncias concluem inventário


Coordenador do primeiro Inventário Florestal Nacional, o engenheiro florestal Mateus André

As províncias de Benguela, Huambo, Kwanza-Norte e Kwanza-Sul são as quatro primeiras do país a concluir, até 20 de Março, o inventário florestal, o primeiro a ser realizado em Angola desde a colonização portuguesa.
O coordenador do primeiro Inventário Florestal Nacional, o engenheiro florestal Mateus André, disse ontem ao Jornal de Angola que, até ao momento, nessas províncias já se fez o levantamento de 95 por cento dos dados de campo, que estão a ser inseridos na base de dados, centralizada em Luanda. 
O engenheiro Mateus André informou que este inventário, que arrancou em 2008, tem por objectivo conhecer o potencial de Angola em termos de recursos florestais, designadamente a flora e a fauna, e a sua localização geográfica.
O coordenador do projecto, quadro superior do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, revelou que o trabalho de campo, que está parado desde finais de Julho devido às eleições e às chuvas, estava para ser reiniciado em Setembro, mas acabou por ser adiado para Fevereiro deste ano. Apesar disso, continua a decorrer a inserção de todos os dados recolhidos, quer de forma física quer por imagens de satélite.
No Namibe, Bengo e Bié, o levantamento de dados está na ordem dos 50 a 80 por cento, enquanto na Lunda-Sul e Moxico está a 30 por cento. Em Cabinda, Zaire e Huíla o trabalho de campo já desenvolvido ronda os dez por cento.
Até agora, o inventário florestal ainda não chegou às províncias do Kuando-Kubango, Cunene, Uíge, Malange, Lunda-Norte e Luanda.
A conclusão do primeiro Inventário Nacional Florestal está prevista para o ano de 2014 e o projecto, que é financiado pelo Estado angolano e pela Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), dispõe de um orçamento superior a cem milhões de kwanzas, 70 por cento dos quais financiados pelo Executivo e 30 pela FAO. Durante o trabalho de campo, além de dados sobre a fauna e flora, são recolhidos também dados biofísicos, socioeconómicos e ambientais.


Cumprimento das metas

Pese embora os contratempos já referidos, Mateus André afirmou que se está a fazer todos os possíveis para que este inventário fique pronto no próximo ano. 

Apelamos às autoridades no sentido de nos apoiarem com todos os meios necessários para a conclusão do inventário florestal ”, sublinhou o engenheiro, adiantando que também vão ser utilizados meios aéreos.Estamos a utilizar equipamentos modernos de engenharia florestal e seis equipas de campo, integradas por 24 engenheiros e técnicos ligados ao sector florestal”, disse o engenheiro Mateus André.

O primeiro Inventário Florestal Nacional, coordenado pelo Ministério da Agricultura, através do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), dispõe de um Comité Nacional de Supervisão, que é integrado por vários ministérios.
in Jornal de Angola de 11.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário