sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ombala do reino de Tchingualula mantém actividade apesar de vandalizada


A Ombala do reino de Tchingualula, município da Caála (Huambo), continua a exercer a sua actividade, mantendo activo o poder tradicional, apesar do acto de vandalismo ocorrido em Fevereiro, que culminou com o roubo do seu acervo cultural.
 
A garantia foi dada pelo administrador comunal da Catata, Inocêncio Adriano, referindo que os sobas continuam a promover actividades sociais diversas.
 
Afirmou que cerimonias tradicionais para assinalar datas e ocasiões festivas têm se realizado, assim como a resolução dos conflitos que surgem na região.
 
A Ombala do Reino de Tchingualula foi alvo de assalto em Fevereiro deste ano, tendo sido subtraído o seu acervo histórico, entre os quais crânios dos antigos soberanos e outras peças de valor cultural e histórico.
 
As peças roubadas representam a identidade do povo Ovimbundu, que acredita na vida eterna dos antepassados.
 
Os quatro cidadãos detidos em Março, acusados da prática do crime, foram absolvidos pelo Tribunal Municipal da Caála por falta de provas.
 
As autoridades policiais continuam empenhadas na localização dos autores da vandalização e roubo do acervo cultural do Reino de Tchingualula.
 
in ANGOP de 05.07.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário